sexta-feira, 24 de junho de 2011

Sebrae lança programa e busca formalizar mil empresários no Amazonas

A ação também ocorre simultaneamente nos 27 estados e no Distrito Federal (DF). “Essa é uma mobilização que vai acontecer em todo o Brasil. Cada Estado tem uma meta e aqui no Amazonas a nossa é formalizar mil pessoas.

Mayara Brilhante
O Sebrae no Amazonas realiza, de 27 deste mês a 02 de julho, a 3ª Semana do Empreendedor Individual, uma mobilização que vai atuar em forma de mutirão em vários pontos de Manaus, com objetivo de legalizar empreendedores informais, ou trabalhadores autônomos, que faturam até R$ 36 mil por ano, isto é, R$ 3 mil por mês.

Todos os serviços serão gratuitos e, ao optar pela formalização, o empreendedor recebe seu Cadastro Nacional de Pessoas Jurídica (CNPJ), passa a ter direitos previdenciários e outras vantagens de mercado e sai da informalidade. Para fazer a formalização, o empreendedor deve comparecer a uma das tendas ou ponto de atendimento do Sebrae localizado na cidade ou interior, de posse dos originais de RG e CPF e cópia da folha de rosto do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Quem exerce atividade comercial em local alugado deverá levar, ainda, cópia do contrato de locação.

A novidade para esta terceira edição será a presença de instituições financeiras e bancos, que deverão prestar serviços gratuitos de informação e orientação para acesso ao crédito. A meta do Sebrae no Amazonas, de acordo com o coordenador do evento, Ricardo Sampaio, é formalizar mil empreendedores durante toda a semana.

A ação também ocorre simultaneamente nos 27 estados e no Distrito Federal (DF). “Essa é uma mobilização que vai acontecer em todo o Brasil. Cada Estado tem uma meta e aqui no Amazonas a nossa é formalizar mil pessoas. E o diferencial deste vez é a parceria que fizemos com todos os bancos e instituições financeiras, porque sabemos que uma das maiores necessidades dos pequeno empresários é o crédito”, destaca o diretor-superintendente do Sebrae no Amazonas, Nelson Rocha.

No total, o Sebrae vai estar em seis pontos de atendimento espalhados por diversas zonas da cidade. O horário de funcionamento dos pontos será, no dias 27 de junho a 01 de julho, de 9h às 17h e no dia 02 de julho, de 8h às 13h. Informações 0800 570 0800.

São parceiros da iniciativa a Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea) e Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).


Os pontos de atendimento são os seguintes:
1. Praça do Congresso, localizada na Avenida Eduardo Ribeiro – Centro (em frente ao Instituto de Educação do Amazonas).

2. Praça da Igreja Católica São Bento, localizada entre a Avenida Nutels e a Rua Beija Flor, bairro Cidade Nova (Zona Norte)

3. Praça da Caixa D’água, localizada na bifurcação da Avenida Penetração 4 com a Rua 13, Conjunto Castelo Branco, bairro Parque Dez de Novembro (Zona Centro Sul)

4. Estacionamento em frente ao Balcão de Negócios do Sebrae, localizado na Rua Barão de São Domingos, 125, Centro (em frente ao Mercado da Manaus Moderna)

5. Hiper Varejão do Peu III, localizado na Avenida Francisco Queiroz, 188, Estrada do Manoa, na Unidade Móvel Doblô (Zona Norte)

6. Pró Menos D. Bosco, localizado na Avenida Jota, Alvorada II (Zona Centro Oeste)

Além desses locais, todos os demais pontos e escritórios de atendimento do Sebrae na capital e no interior estarão atuando no atendimento e esclarecimento dos empreendedores.

Programa leva benefícios para comerciantes e prestadores de serviços

A abertura oficial da Semana de Formalização acontece na próxima segunda-feira (27), às 9h, na tenda montada na Praça do Congresso, localizada na Avenida Eduardo Ribeiro, Centro. Na ocasião, o Sebrae lança o Programa Comércio e Serviços cujo objetivo é oferecer um ‘pacote’ completo de ações de treinamento, consultorias, plano de feiras e mercados, entre outras dezenas de ações voltadas para os donos de pequenos comércios e prestadores de serviços. O Programa será desenvolvido com foco de atuação nas zonas Norte e Leste de Manaus.

De acordo com a gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Serviços do Sebrae no Amazonas, Sâmia Cardoso, o Programa é voltado para diversos segmentos entre os quais gastronomia, academias, mercadinhos, mercearias, salões de beleza e deverá beneficiar cerca de 1,5 mil pequenos empresários. “Estamos aproveitando a Semana de Formalização para lançar este Programa do Sebrae, que é um dos que mais vai contribuir para a preparação do setor de pequenos negócios para a Copa do Mundo”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário