sexta-feira, 17 de junho de 2011

Ministros de meio ambiente do Mercosul reúnem-se no Paraguai

Imagen activaAssunción, 17 jun (Prensa Latina) Ministros do Meio ambiente dos países membros do Mercado Comum do Sul realizarão hoje nesta capital uma reunião como parte da presidência interina que ocupa o Paraguai neste semestre de 2011. Os titulares da pasta da Argentina, Brasil Uruguai e do país sede realizarão um balanço político das duas décadas decorridas desde a Cúpula da Terra de 1992 na cidade do Rio de Janeiro, Brasil.

A propósito da data, os delegados discutirão sobre as iniciativas de desenvolvimento verde e enfatizarão no processo preparatório dos Estados partes do bloco sub-regional com vistas à Cúpula de Desenvolvimento Sustentável Rio+20, com sede no próximo ano na mesma cidade brasileira.

Os ministros do Mercosul (Mercado Comum do Sul) mostrarão também iniciativas regionais vinculadas à água e a educação socioambiental.

Assim mesmo apresentarão o projeto de fomento de uso de tecnologias limpas, Econormas, o qual foi lançado oficialmente em 14 de junho último em Assunción.

Esta iniciativa, denominada Apoio ao aprofundamento do processo de integração econômica e desenvolvimento sustentável do Mercosul", tem por objetivo harmonizar os regulamentos ambientais em nível regional.

Econormas abarcará atividades ambientais nas áreas de Sistema Globalizado de Etiquetamento de Produtos Químicos, Produção e Consumo Sustentável e de Luta contra a Desertificação.

O projeto tem uma dimensão regional, será executado nos quatro países membros, e é uma experiência piloto que pretende fazer convergir as estratégias transversais da cada estado membro em estratégias regionais coerentes e ejecutáveis, segundo a Secretaria do Ambiente.

Esta sexta-feira será apresentada aqui também o projeto "Manejo Sustentável de Bosques no Ecossistema Transfronterizo do Grande Chaco Americano", impulsionado por Argentina, Bolívia e Paraguai.

O objetivo do projeto é reverter a tendência de degradação das terras e bosques no denominado Grande Chaco Americano, área de um milhão de quilômetros quadrados que compartilham esses países.

Os três eixos do projeto centram-se na luta contra a desertificação, mudança climática e conservação da biodiversidade.

Após o Amazonas esta é a zona maior coberta de bosques e constitui o maior sistema de seu tipo na região neotropical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário