quarta-feira, 29 de junho de 2011

África do Sul retoma importações de carne suína do Brasil

por Globo Rural On-line
 Shutterstock
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento anunciou nesta quarta-feira (29/06) a reabertura do mercado da África do Sul para a carne suína brasileira. Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Pedro de Camargo Neto, a medida “corrige irregularidade, totalmente em desacordo com as regras de comércio internacional amparadas pelo Acordo sobre as Medidas Sanitárias e Fitossanitárias da Organização Mundial do Comércio (OMC), que causou sérios prejuízos à suinocultura desde outubro de 2005”.

Em virtude do foco de febre aftosa em bovinos no estado de Mato Grosso do Sul, em 2005, a África do Sul passou a barrar as importações de carne bovina e suína de todo o país. “A medida exacerbada poderia ser tolerada por algumas poucas semanas. Nunca por quase seis anos”, segundo o presidente da Abipecs.

Barreiras colocadas pelo ministério, após a ocorrência de aftosa, imediatamente restringiram o trânsito de animais, impedindo que a doença se alastrasse pelo país. No caso de suínos, explica Camargo Neto, existe ainda o agravante de que o estado de Santa Catarina é livre de febre aftosa sem vacinação. Portanto, nunca poderia ter suas exportações limitadas.

A África do Sul liberou as importações de carne bovina do Brasil em 2009, mas manteve o embargo à carne suína.

Para a Abipecs, é essencial a conclusão de todos os trâmites burocráticos necessários para a retomada imediata dos embarques de carne suína para a África do Sul. “A crise que o setor enfrenta exige isto”, afirma Camargo Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário