quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Inema apresenta para população de Morro do Chapéu proposta da poligonal do Parque Estadual

População e governo unidos na elaboração de estratégias para promover a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável da região de Morro do Chapéu. Esta foi a premissa das Consultas Públicas para apresentação da proposta da nova poligonal do Parque Estadual Morro do Chapéu, realizada entre os dias 17 e 20 de dezembro, por iniciativa da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), através do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).


Os encontros aconteceram na sede do município de Morro do Chapéu, nos povoados de Tareco, Tabua (município de Várzea Nova) e na Vila da Gruta dos Brejões, com a proposta de sensibilizar a comunidade, coletar sugestões e apresentar, de maneira participativa, os estudos para a nova delimitação do Parque. Nas quatro consultas realizadas foram registradas a presença de aproximadamente 500 pessoas, entre eles representantes da sociedade civil (agricultores, empresários, ambientalistas), do Ministério Público estadual, gestores públicos e pesquisadores da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).


Os estudos propõem o redimensionamento dos limites do Parque, dos atuais 46 mil para 87.266,021 mil hectares (ha), bem como a criação do Refúgio de Vida Silvestre do Morro do Chapéu (com 60.650,145 ha) e o Monumento Natural Brejões (2.204,993 ha), abrangendo áreas dos municípios de Morro do Chapéu, Ourolândia, Várzea Nova, Cafarnaum, América Dourada, João Dourado e São Gabriel.


Para a diretora de Unidades de Conservação do Inema, Jeanne Sofia, as mudanças na poligonal do Parque visam assegurar a proteção de sítios arqueológicos, da vegetação, espécies de animais raras e ameaçadas de extinção, formações geológicas, áreas de nascentes que abastecem bacias hidrográficas como a de São Francisco, dentre outros. “Os trabalhos realizados são de fundamental importância para as ações de conservação do patrimônio natural, dos ecossistemas e confirmam o potencial da região para o turismo ecológico e cultural, atividades que podem ajudar no desenvolvimento da economia local e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida nessas comunidades”, ressaltou.


O agricultor Luis Alves dos Santos, da localidade de Vila da Gruta dos Brejões, destacou a importância da participação dos moradores da região no processo de criação das unidades de conservação. "Vamos fazer o que for preciso para ajudar. Precisávamos deste esclarecimento e da assistência do governo para que, juntos, possamos preservar nossas belezas ambientais e riquezas para que através do turismo, geremos renda em nossa comunidade", enfatizou.


O Parque Estadual de Morro do Chapéu, criado em 1998, está inserido em uma região de elevada riqueza natural e turística da Chapada Diamantina, com vegetação predominante do bioma Caatinga. Devido à necessidade de preservar os recursos naturais desta região de ações predatórias (desmatamento, queimadas, retirada ilegal de areia e a caça predatória), o Governo da Bahia determinou, através do decreto nº 12.810, de 02 de maio de 2011, a realização de estudos técnicos ambientais e levantamento fundiário para subsidiar a definição de áreas da nova poligonal do Parque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário