quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Meio Ambiente aprova duplicação da Tamoios

O DER (Departamento de Estradas e Rodagem) conseguiu ontem autorização do Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente) para ampliar 49 quilômetros da rodovia dos Tamoios, entre o km 11,5 e km 60,8. A Cetesb precisa ainda emitir a licença ambiental.

Segundo o DER, as obras devem começar em março do ano que vem. Quando concluídas, em dezembro de 2013, a Tamoios terá quatro faixas em cada sentido. Os 49 quilômetros a serem duplicados cortam os municípios de São José dos Campos, Jacareí, Jambeiro e Paraibuna.



O trecho de serra também deve ser contemplado, mas depende de outro projeto, que ainda não foi apresentado ao Consema. A autorização foi concedida em reunião que também aprovou o ZEE (zoneamento ecológico-econômico) da Baixada Santista.

Trata-se de um plano de uso e ocupação do solo. O plano prevê a urbanização de áreas hoje ocupadas por manguezais, o que preocupa os ambientalistas. Entre as regiões que podem ser degradas com a liberação de construções estão o canal de Bertioga, a praia de São Lourenço e a serra do Guararu, no Guarujá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário