quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Identificadas apenas três saídas água servida no arroio do Rincão

A Subprefeitura do Balneário Rincão, juntamente com a Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai), Vigilância Sanitária, Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) realizou, na manha desta quarta-feira, a vistoria em toda a extensão do arroio (aproximadamente 1,5 quilômetro) que corta o balneário com o objetivo de identificar pontos de saída de esgoto ou água servida, provenientes da maquinas de lavar, pias e tanques para lavar roupas.


De acordo com a equipe técnica a inspeção teve um resultado satisfatório se comparado aos trabalhos realizados no ano passado. “Neste ano realizamos três notificações, coletamos água para analise em cinco pontos e detectamos apenas três saídas de água servida. Um resultado bastante satisfatório visto que na ultima temporada identificamos 18 pontos de saída de esgoto que desembocavam no arroio”, relatou o biólogo da Fundai, Ricardo Garcia, acrescentando que a balneabilidade mostra que as condições são bem mais favoráveis. A análise da água terá laudo apresentado em duas semanas.


Já os fiscais da Vigilância Sanitária explicam que os moradores notificados têm prazo de 15 dias para adequação. Caso contrário, serão multados e podem pagar multa que passa de R$ 500, e os pontos identificados serão lacrados. A equipe técnica também informa que em 15 dias uma nova vistoria será realizada.


“O destino do esgoto não pode ser o arroio e vamos coibir qualquer prática que comprometa a saúde dos moradores ou a balneabilidade de nossa praia”, destacou o subprefeito Jurê Bortolon. Os trabalhos da manhã desta quarta também foram acompanhados pelo presidente da Fundai, Geraldo Baldissera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário