quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Inseticida que mata mosquito da dengue e não faz mal ao meio ambiente será usado no país em 2012



O mosquito transmissor da dengue terá pela frente um poderoso inimigo. Após 10 anos de pesquisa, um bioinseticida desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz e fabricado por uma indústria farmacêutica será usado a partir do ano que vem no Brasil. Promete exterminar o inseto e ainda não fazer mal ao meio ambiente.

As pesquisas para chegar ao produto foram coordenadas pela cientista Elizabeth Sanches, que trabalha na Farmanguinhos, unidade da Fiocruz responsável pela produção de medicamentos.

Ele será produzido na forma de comprimidos, para dissolver em caixas d'água, ou em apresentações maiores, para ser usado em açudes e reservatórios.

O bioinseticida paralisa os músculos da boca e do intestino da larva do mosquito e causa infecção generalizada nela. A pesquisadora garante não traz qualquer risco para o meio ambiente e pode ser aplicado em casa numa boa.

Além do produto contra a dengue, a Farmanguinhos licenciou mais dois bioinseticidas. Um contra a malária e outro contra a elefantíase.

Um comentário:

  1. Evitar a proliferação da dengue depende de cada um de nós. Além de cuidar da sua casa, falar com seus vizinhos, manter contato com sua prefeitura sobre focos da doença, você pode utilizar esse espaço para conscientização.
    Seja parceiro do Ministério da Saúde na mobilização contra o mosquito da Dengue. Divulgue em seu blog nosso material. Entre em contato com comunicacao@saude.gov.br e solicite o selo, participe da campanha.
    Saiba mais: http://bit.ly/bMMVKT
    Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude
Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br ou www.formspring.me/minsaude

    ResponderExcluir