quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Os desenhistas da Mata Atlântica

Como você passaria para o papel as atitudes bacanas que toma para ajudar a cuidar da Mata Atlântica? Dez crianças fizeram seus desenhos com tanto capricho e criatividade que ganharam a segunda edição do Concurso de Desenhos da Fundação SOS Mata Atlântica*, organização que trabalha para preservar esse bioma tão importante para o Brasil. Não é demais?

Como já é bastante sabido, a Mata Atlântica sofreu muita devastação ao longo da história. No Brasil, restam apenas 7% da vegetação original. Por isso é tão importante que todos preservem o que sobrou! Você contribui para isso? Para se inspirar, veja as ideias dos três primeiros colocados no concurso:

- Pequenas ações, grandes mudanças, feito com lápis de cor e caneta hidrográfica pela Giovanna Lumy Mori Oda, 14 anos, de Mogi das Cruzes/SP:

Giovanna Oda
{txtalt}

"No meu desenho quis mostrar que apesar de toda poluição que existe no mundo, nós podemos ter esperança, porque já há boas soluções como a produção de energia renovável, a opção de transporte público e, também, o reflorestamento. Depende de nós tomar atitudes para salvar o mundo", nos contou a grande vencedora. Giovanna procura aplicar isso ao seu dia a dia: "Tento tomar banho mais rápido para economizar água e separo o lixo reciclável", disse. "Também gosto de estar na natureza, porque me sinto mais saudável e viva!"

- No jogo da preservação, somos peças fundamentais, também produzido com lápis de cor e caneta hidrográfica pela Taylla Cunha Gama Rodrigues, 11 anos, de Manhuaçu/MG:

Taylla Rodrigues
{txtalt}

"Minha ideia principal foi que pequenas atitudes podem salvar a Mata Atlântica, como plantar mais árvores, não poluir, não jogar lixo no chão, separar materiais para reciclar... É como se uma pessoa fosse uma peça do quebra-cabeça. Mas quando você montar esse quebra-cabeça vai ver que faltam peças", contou Taylla à reportagem do Meu Planetinha. "Gosto muito de me informar sobre meio ambiente. Pelo o que vejo na TV, acho que o governo também precisa dar uma ajuda aos produtores que tenham uma área que pega a Mata Atlântica porque essas áreas são preservadas e não se pode plantar nada", sugeriu.

- Em sintonia com a natureza, feito com lápis de cor pela Tauana da Silva Cherutti, 14 anos, de Sapiranga/RS:

Tauana Cherutti
{txtalt}

"Eu quis mostrar o que as pessoas podem fazer para viver num mundo sustentável. Na minha cidade quase todas as famílias têm uma ou duas bicicletas. Normalmente eu uso a bicicleta para fazer minhas coisas, como os cursos de pintura que vou fazer nesse verão", revelou Tauana. Ela também contou o que mais gosta de fazer para preservar a natureza: "Há várias gerações, minha família tem o costume de plantar árvores na frente da nossa casa. Fico cuidando das plantas da minha mãe e não desperdiço água, para que outras pessoas usem também".

Os trabalhos - todos feitos à mão - foram selecionados por um júri de profissionais que trabalham na ONG. Ao todo, participaram 2.711 crianças e adolescentes de sete a 14 anos de 15 estados brasileiros. Os outros vencedores foram: Isabela Braga Conte, 9 anos, de Osasco/SP; Evelyn Freire Luza de Oliveira, 8 anos, de Barueri/SP; Livia Peres Gomes, 8 anos, de Osasco/SP; Nayara da Silva Barreto, 12 anos, de Osasco/SP; Jamyle Gonçalves Rodrigues Silva, 9 anos, de Carapicuíba/SP; Beatriz Macedo Gomes, 8 anos, de São Paulo/SP e Filipe Costa Alencar Dantas, 10 anos, de São Paulo/SP.

Todos ganharam kit de produtos da SOS Mata Atlântica, como camiseta, bicho de pelúcia e caneca. Os três primeiros colocados também recebem uma caixa com 48 lápis de cor. Giovanna, a primeira colocada, foi presenteada com uma maleta de colorir e Taylla, a segunda, com um conjunto de 24 canetas hidrográficas.

*Fundação SOS Mata Atlântica

Um comentário:

  1. O DESENHO DA MATA ATLANTICA TA MUITO LEGAL E CRIATIVO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir