quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Eficiência Energética: do cliente ao meio ambiente

Essa ligação, que está proporcionando economia e bem estar para as pessoas e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do planeta às futuras gerações, é resultado do programa de maior investimento financeiro que a Enersul realiza para fortalecer, entre seus clientes, a cultura do uso cada vez mais racionalizado da energia elétrica. Em 13 anos, a Concessionária já aplicou R$ 55,8 milhões em ações que focaram desde a aprendizagem quanto às normas técnicas e padrões para instalar a fiação elétrica nas moradias, o conhecimento sobre o nível de consumo de cada eletrodoméstico, até o tipo de lâmpada que gera maior economia.
Os benefícios dessa iniciativa somam números que realçam procedimentos orientados pela Política de Sustentabilidade da Rede Energia, e que demonstram o quanto a Empresa é comprometida com o conforto do cidadão sem deixar de lado a preservação ambiental. Ao substituir, nesse período, cerca de147 mil lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas, adequar as instalações elétricas de 29 mil residências e fazer a troca de 12.300 geladeiras antigas, que foram para reciclagem, por refrigeradores modernos e eficientes, a Enersul possibilitou que esse número de clientes reduzisse 20 mil MWH/ano no consumo, um volume de energia suficiente para abastecer durante dois meses uma cidade do porte de Aquidauana ou Naviraí.
Na última etapa do programa em 2011, realizada esta semana no município de Água Clara, o diretor operacional da Enersul, Edmir José Bosso, destacou que esses números vão continuar crescendo já que, no ano que vem, as ações de Eficiência Energética terão prosseguimento, beneficiando milhares de famílias. Mas o diretor lembrou que, para ser incluído, o interessado precisa estar cadastrado no programa Tarifa Social Baixa Renda e a oportunidade está aberta a quem tem direito: "O primeiro passo é se cadastrar na Secretaria de Ação Social para obter o Número de Inscrição Social-NIS. De posse desse Número, que identifica a condição de baixa renda, e também de todos documentos pessoais e de uma conta de energia, procurar qualquer loja de atendimento da Enersul. Com o cadastramento aprovado, a família passa a ter acesso à tarifa social baixa renda, uma classificação que proporciona desconto de até 65% no valor da conta de energia elétrica", esclareceu.

FACILIDADE
O diretor operacional ainda informou que a Enersul preocupou-se em planejar e disponibilizar uma estrutura de atendimento em cada uma das 73 cidades de sua área de concessão com o objetivo de dar uma assistência plena à essa classe de consumidores. Para tanto, os colaboradores do suporte comercial foram orientados quanto às novas regras da Aneel para o recadastramento, passando a ser multiplicadores dessas informações nas comunidades onde prestam serviço. Embora o prazo para atualização de dados tenha concluído em 30 de novembro, é possível o cliente baixa renda, recuperar o benefício. Basta que ele leve a documentação exigida e, no prazo de um mês, o mesmo será reconduzido à classe com tarifa social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário