sexta-feira, 13 de maio de 2011

Resíduos Orgânicos – Uma solução sustentável!



A partir de 2012 entra em vigor a lei número 12.305/10 que trata sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Esta lei exige que os governos municipais e estaduais tracem planos para que seja atendido o conteúdo mínimo da referida lei. Além disso, esta lei aborda a responsabilidade compartilhada sobre os resíduos sólidos. Isto inclui também nós, consumidores, que passamos a ser responsáveis por acondicionar adequadamente e de forma diferenciada os resíduos sólidos gerados e a disponibilizar adequadamente os resíduos sólidos reutilizáveis e recicláveis para coleta ou devolução.
Segundo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Paraná, 52,5% dos resíduos domiciliares no Brasil são orgânicos. Nós sabemos que praticamente a totalidade destes resíduos é descartada em aterros sanitários, quando estes existem. O que nem todos sabem é que cerca de 60% dos municípios brasileiros não tem aterros sanitários e descartam esses resíduos nos famosos “lixões”. As quantias gastas pelos municípios para transportar e dar o devido fim a todo este resíduo orgânico são milionárias.
Pensando nesta grande quantidade de resíduos orgânicos gerados, nos custos milionários que nós, contribuintes, pagamos para o descarte e em todos os impactos ambientais que este descarte pode causar, a JORABrasil buscou uma solução em um dos países mais desenvolvidos nesta área. Na Suécia a compostagem local é uma das soluções mais interessantes para este problema. Aliando o processo natural de decomposição dos resíduos orgânicos e tecnologia para acelerá-lo e facilitar sua utilização, a compostagem local pode ser realizada facilmente no local onde os resíduos orgânicos são gerados.
Com a compostagem os resíduos orgânicos transformam-se em um adubo, rico em nutrientes para as plantas e podem retornar a natureza de uma forma sustentável, evitando a contaminação do solo e das águas. Além disso, os custos de transporte e descarte de resíduos orgânicos em aterros podem ser eliminados. A quantidade de caminhões de coleta nas ruas pode ser reduzida, com isso tem-se uma menor queima de combustíveis, os aterros passam a ter uma maior vida útil e, com os resíduos orgânicos separados dos demais, fica muito mais fácil a reciclagem dos outros materiais.
A partir de 2012 temos a responsabilidade perante a lei sobre os resíduos sólidos, mas podemos, desde já, tratarmos nossos resíduos orgânicos de forma sustentável. Você está fazendo a sua parte?

Eduardo C. Schreiber é Engenheiro Mecânico, com MBA em gestão comercial. É diretor comercial da JORABrasil, que oferece soluções para os resíduos orgânicos por meio da compostagem local. Website: www.jorabrasil.com.br. E-mail: vendas@jorabrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário