terça-feira, 24 de maio de 2011

Chinelo é feito com palito reciclado e fio-dental


por Globo Rural Online
   Reprodução
Um par de chinelos feito de hashi (típicos palitinhos utilizados na culinária japonesa) e materiais facilmente encontrados em casa ganhou destaque na Feira Internacional de Móveis Contemporâneos (ICFF, na sigla em inglês), famosa exposição de design realizada nesta semana, em Nova York, EUA.

O chop-flops, como é chamado o chinelo ecologicamente correto, foi criado pelo estudante de desenho industrial Joseph Palmer. Em seu invento, ele reciclou hashis, tiras de couro de uma bolsa velha, cortiça e fio-dental.

Segundo o estudante, a ideia veio depois de um almoço com um colega de faculdade em um restaurante japonês. Ele reparou que seu amigo utilizava chinelos para ir para a aula. Ao ver hashis descartados no lixo do restaurante, fez a associação entre o que observava e resolveu criar um chinelo com o material reciclado.

A matéria-prima básica dos chop-flops são hashis que Palmer resgata de restaurantes de comida japonesa. Para fazer a sola do chinelo, ele utilizou a cortiça de um quadro de avisos que estava acumulando poeira em seu quarto. Na produção das sandálias, o artesão amarra os palitos com fio-dental, fazendo a forma da palmilha. A técnica utilizada é semelhante à empregada em cortinas de bambu e persianas. Para fazer as alças, Palmer usa tiras de couro de uma bolsa velha.

O estudante chegou a colocar um par das sandálias à venda no e-Bay. Agora, está chamando atenção do mundo com seu chop-flops no ICFF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário