segunda-feira, 16 de maio de 2011

Meio ambiente é tema de oficina para professoras dos CEMUS de Salto

Uma palestra de capacitação sobre educação ambiental e reciclagem foi realizada no dia 6 de maio, no Centro de Educação e Cultura Anselmo Duarte (CEC). Professoras de diversos Centros de Educação Municipal de Salto (CEMUS) participaram da atividade, ministrada pelas formadoras Rafaella Zuliani Lopes Soares e Cristina de Souza Correa.
A atividade faz parte do Projeto Tecnokits, o qual foi desenvolvido por uma empresa de Sorocaba e está sendo implantado nas escolas municipais.
O principal objetivo desse projeto, que possui indicação do Ministério da Educação (MEC), é transmitir às professoras de diversas disciplinas, e elas aos seus alunos, teorias aliadas a práticas que ensinem e, ao mesmo tempo, colaborem com a preservação do meio ambiente, sensibilizando para o hábito de atitudes responsáveis.

Durante a oficina, as formadoras apresentaram e utilizaram um kit tecnológico de reciclagem de papel, capaz de reduzir significativamente o desperdício, como o de água, por exemplo.
Por sua vez, as professoras produziram papéis recicláveis, além de presentes, aproveitando a proximidade da data com a comemoração do Dia das Mães.
“Nosso objetivo é fazer com que os estudantes, do Infantil ao Ensino Médio, sejam críticos, de forma consciente, apontando os problemas relacionados ao meio ambiente, que encontram na escola, no bairro e em outros locais, e demonstrando possíveis soluções para os mesmos”, disse a formadora Rafaella.
Para a arquiteta e professora Célia Spinardi Milioni, uma das participantes, o projeto será muito importante na escola onde trabalha, que já desenvolve ações nessa área. “O projeto de reciclagem já existe em nossa escola. Através dele as crianças trazem os materiais e nós os entregamos para uma cooperativa. Agora vamos trabalhar também com o papel reciclado e então, faremos com eles atividades como essa que fizemos hoje”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário