quarta-feira, 18 de maio de 2011

Inflação, sustentabilidade e segurança são gargalhos para redução de custos na mineração

Os reflexos da inflação não estão sendo sentidos apenas pelo consumidor final. O problema também chegou aos principais fornecedores das empresas mineradoras. “Sem dúvidas, acredito que todas as mineradoras já tenham percebido o impacto da inflação nos insumos”, confirmou o gerente-geral da Jacobina Mineração e Comércio, Luis Antônio Abadi e Silva, durante o III Workshop sobre Redução de Custos na Mina e na Planta. 

O evento, que aconteceu em Belo Horizonte, reuniu empresários, executivos e funcionários de mineradoras para discutir propostas de diminuição de gastos com aumento de produtividade no setor da mineração. Durante as 34 palestras, foram ressaltadas algumas questões que desafiam as companhias a atingir essa meta, entre elas, a inflação, a necessidade de implantação de projetos sustentáveis e a segurança no trabalho. Para ilustrar esse cenário de desafios econômicos, o executivo da Jacobina Mineração apresentou a metodologia para redução dos custos adotada pela unidade da empresa na Bahia, através de trabalhos aprofundados sobre variação de preços de insumos e gastos com crescimento da produção.

Os projetos sustentáveis também são uma preocupação do setor, que precisa cumprir exigências ambientais rígidas sem comprometer a produção. A aplicação prática de medidas que aliem esses dois fatores já não constitui uma meta dada como quase impossível. A muitas vezes custam caro às mineradoras. Algumas companhias já começam a adotar medidas para trabalhar os resíduos e aproveitá-los ao máximo, através da extração de restos de metais e produção de tijolos com a lama. A Votorantim Morro Agudo é um exemplo, com o projeto “Rejeito Zero”, apresentado pela engenheira sênior de Minas, Haline Cristina dos Santos, mostrando que todo rejeito da produção de zinco tornou-se cal agrícola comercializável. Já o engenheiro de Minas e de Segurança do Trabalho da JVL Consultoria Mineração e Meio Ambiente, Jorge Luiz Oliveira da Silva, alerta que essa consciência precisa ser expandida e traduzida em projetos em todas as mineradoras. Ele explicou que tratar o rejeito antes de ser depositado nas barragens é mais barato do que criar projetos depois que um volume grande de material está acumulado. É preciso que o aproveitamento do rejeito seja feito simultaneamente à extração de minerais.

Lourival Caporali Pena, responsável de disciplina da SNC Lavalin Minerconsult, ressaltou a importância da implantação de pequenas iniciativas que, em um conjunto de ações, trazem resultados significativos. O exemplo apresentado por ele foi de um projeto piloto de edificações verdes introduzido no prédio da administração do Centro Institucional de Omã, localizado na Usina de Pelotização da Vale no Oriente Médio. O projeto foi capaz de reduzir o consumo de energia, carga do sistema de ar condicionado e temperatura no entorno da edificação. “Imagina se essa proposta fosse implantada em todas as unidades, em todas as companhias?”, refletiu.

    Outros pontos comentados pelos palestrantes e pela platéia foram os programas de saúde e segurança do trabalho. O assunto gerou grande interesse por envolver não apenas os funcionários das empresas, mas também as famílias. Para Vanêssa Valério Silva, psicóloga do Trabalho da Fagundes Construção e Mineração, a melhoria da qualidade de vida dos funcionários vai desde ações realizadas na empresa até chegar ao ambiente familiar. “O importante é o envolvimento de todos para que possamos incentivar o uso correto dos EPI’s e evitar os riscos de acidentes”, ressalta. Se o risco for zero, a empresa ganha com a condição de trabalho oferecida e os empregados com a qualidade de vida, lembra Vanêssa.

O evento contou também com a contribuição de palestrantes da Metso, Mobil, Haver Serviços, Runge, Kinross e Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Neste 3º Workshop, as inscrições se esgotaram, o que comprova o interesse das empresas em discutir problemas do setor e propor soluções. “Isso mostra também que o Workshop sobre Redução de Custos na Mina e na Planta vem se firmando como um importante espaço para debate sobre o crescimento do setor, suas tendências e seus impactos no meio ambiente e na sociedade”, afirma o coordenador do evento, Joseph Young. O III Workshop sobre Redução de Custos na Mina e na Planta é uma realização da revista Minérios e Minerales em conjunto com o Sindiextra e a Fiemg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário