Um plano de marketing é útil para muitas pessoas, num negócio.
Pode ajudar a:
- Identificar as fontes de vantagem competitiva
- Ganhar compromisso com uma estratégia
- Obter os recursos necessários para investir e construir o negócio
- Informar os accionistas do negócio
- Definir objectivos e estratégias
- Medir o desempenho
Dicas para escrever um plano de marketing
- Definir alvos claros, realistas e mensuráveis – por exemplo, aumentar as vendas em 10%
- Incluir prazos para cumprimento dos objectivos
- Fornecer um orçamento para cada actividade de marketing
- Especificar quem é responsável por cada actividade
Ligue-se á sua estratégia
Deve avaliar o ambiente de negócios para identificar as oportunidades e ameaças que enfrenta. Veja onde pode capitalizar sobre os seus pontos fortes, ou aonde precisa de superar uma fraqueza.Todas as partes da sua empresa devem trabalhar juntas. Por exemplo, se tem um fluxo de caixa limitado, deve evitar grandes encomendas, de clientes que exigem crédito prolongado ou que o envolvam em grandes custos iniciais.
Deve concentrar-se na sua estratégia de longo prazo. A redução de atendimento ao cliente pode aumentar os lucros a curto prazo, mas no próximo ano poderá não ter clientes.
Faça com que aconteça
Um plano não vai acontecer por si próprio. Tem que nomear alguém que se responsabilize pelo acompanhamento da evolução e execução das actividades em atraso. Rever o progresso também o irá ajudar a aprender com os seus erros para que possa melhorar os seus planos para o futuro.Resumo e introdução do plano de marketing
O seu plano de marketing deve começar com um resumo executivo, que lhe dará uma visão geral dos principais pontos do plano.No entanto, embora o sumário executivo apareça no início do plano, você deve escrevê-lo no fim. Escrever o resumo é uma boa oportunidade para verificar se o seu plano faz sentido e se inclui todos os pontos importantes.
Estratégia de negócios
O plano deve incluir a estratégia global de negócios, incluindo:- Qual o tema do seu negócio (a sua missão de negócio)
- Seus objectivos chave, de negócios
- A sua estratégia, ampla, para atingir esses objectivos
Análise externa e interna, para o seu plano de marketing
Entender o ambiente em que a sua empresa opera é uma parte essencial do planeamento, e permite discernir as ameaças e oportunidades associadas à sua área de negócio.- As mudanças políticas e legais, assim como novos regulamentos
- Factores económicos, como taxas de juros, taxas de câmbio e confiança do consumidor
- Factores sociais, como a mudança de atitudes e estilos de vida e envelhecimento da população
- Factores tecnológicos, tais como novos materiais e a crescente utilização da Internet
Implementar o plano de marketing
O seu plano de marketing deve fazer mais do que simplesmente dizer o que você quer que aconteça. Deve descrever cada passo necessário para se certificar de que isso acontece. O plano deve incluir um cronograma de tarefas fundamentais. Isso define o que será feito e até quando. Consulte o calendário quantas vezes possível para evitar perder os seus objectivos de vista, sob a carga de trabalho diária.Recursos
Também deve referir os recursos de que precisa. Por exemplo, dos folhetos de que precisa, se estes precisam estar disponíveis para distribuição digital (por e-mail ou a partir do seu site). Ver quanto tempo leva a vender aos clientes e se tem vendedores suficientes.
Custo
O custo de tudo no plano, precisa de ser incluído no orçamento. Se as suas finanças são limitadas, o seu plano deve ter isso em conta.
Controle
Assim como estabelecer o cronograma, o plano precisa dizer como este vai ser controlado. Precisa de uma pessoa que assuma a responsabilidade de fazer com que as coisas aconteçam. Um bom calendário e orçamento devem facilitar a medição e o progresso. Quando as coisas se atrazam, ou os custos são superados, você precisa de estar pronto para contornar a situação e adaptar o seu plano nesse sentido.
De tempos em tempos, tem que perguntar se o plano está a funcionar. O que pode aprender com os seus erros? Como pode usar o que sabe para fazer um plano melhor para o futuro?
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