quarta-feira, 7 de março de 2012

Instituto Tecnológico Vale traz à Belém cientistas do MIT, INPE e USP

Belém, 06 de março de 2012 - Capacitar profissionais nos temas de mudanças climáticas e sustentabilidade, colaborando para a tomada de decisões a partir de uma visão interdisciplinar e integrada sobre os grandes desafios que as mudanças globais colocam para a ciência, a sociedade e as grandes corporações são os objetivos do curso que o Instituto Tecnológico Vale realiza nos dias 7 e 8 de março, em Belém. O workshop será conduzido pelo ITV com a participação de renomados pesquisadores brasileiros e estrangeiros do MIT (Massachussets Institute of Technology), do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e da USP (Universidade de São Paulo), todos parceiros acadêmicos do Instituto.

O Instituto Tecnológico Vale (ITV) é uma instituição sem fins lucrativos, concebido pela Vale, que tem como missão criar opções de futuro por meio de pesquisa científica e desenvolvimento de tecnologias de forma a expandir o conhecimento e a fronteira dos negócios da mineradora de maneira sustentável.

O diretor do ITV, o paraense Luiz Carlos de Lima Silveira, explica que esse intercâmbio de informações entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros "trará a perspectiva do conhecimento de outros países e vai mostrar a importância de se trabalhar para diminuir os impactos que já ocorreram no passado".

Luiz Silveira é médico formado pela Universidade Federal do Pará, membro do Comitê Assessor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Grupo Assessor da Diretoria de Cooperação Internacional da CAPES. Ele tem doutorado em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-doutorado em Neurociência na Universidade de Oxford (Oxford, Inglaterra), e é um dos talentos locais convidado pela Vale para o ITV, contribuindo com a fixação de pesquisadores do mais alto nível na Amazônia.

Instituto Tecnológico Vale
O Instituto Tecnológico Vale ¿ ITV tem a missão de gerar e difundir conhecimentos para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental, e para o estabelecimento de uma cadeia de mineração sustentável. O ITV é dedicado a pesquisas científicas e tecnológicas e educação, com cursos na área de desenvolvimento sustentável. Um dos objetivos é colaborar para a ampliação da produção de pesquisas científicas e o desenvolvimento econômico de base tecnológica, transformando Belém em um pólo de excelência na área de ciência e tecnologia no Brasil, nacional e internacionalmente.

O Instituto contará com cerca de 300 profissionais do seu quadro próprio e visitantes, entre os quais pesquisadores e professores brasileiros e estrangeiros, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos.

O ITV iniciou as obras para construção de sua sede em uma área de 140 mil m² no Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá, situado entre a UFPA e a UFRA. O projeto é totalmente sustentável, prevendo reaproveitamento de água de chuva, uso de energia solar e de isolantes térmicos. O projeto é assinado pelo arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha ganhador, em 2006, do Prêmio Pritzker, o mais importante da arquitetura mundial.

Até o final da construção da sua sede, o ITV funcionará em um edifício com cerca de 2.146 m², na cidade de Belém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário