terça-feira, 13 de março de 2012

Dia 16/03: “Programa Cidades Sustentáveis: estratégias para sua implementação”

A Rede Nossa Belém, convida a participar do evento “Programa Cidades Sustentáveis: estratégias para sua implementação”, a ser realizado, no dia 16/03, de 8h30min às 12h, no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará, na Av. Perimetral, s/n., Campus Profissional, bairro do Guamá, em conjunto com a Faculdade de Direito do referido Instituto, conforme programação abaixo.

8h30h às 9h00min – Credenciamento
09h00min às 9h20min – Abertura
9h20min às 09h50min – Programa Cidades Sustentáveis. Palestrante Oded Grajew, Presidente Emérito do Instituto Ethos, Coordenado do Programa e Coordenador-Geral da Rede Nossa São Paulo
09h50min às 10h20min – Estratégias para implementação do Programa Cidades Sustentáveis pela Rede Nossa Belém. Palestrante: Ivan Costa, Presidente do Observatório Social de Belém e integrante da Rede Nossa Belém
10h20min às 10h50min – Controle social para o desenvolvimento sustentável – Alan Mansur, Procurador Regional dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal - Procuradoria da República no Pará
10h50min às 11h30min às – Interação entre os participantes e palestrantes
11h30min às 11h50min – Apresentação e assinaturas das cartas-compromisso
11h50min às 12h - Encerramento

O evento contará com a presença do empresário Oded Grajew, Presidente Emérito do Instituto Ethos, Coordenador do Programa Cidades Sustentáveis e Coordenador-Geral da Rede Nossa São Paulo, e terá a finalidade de apresentar à sociedade civil, ao Poder Público e aos Partidos Políticos, a estratégia de implantação do Programa, a partir da discussão de problemas e integração de ações de melhorias desenvolvidas na cidade, em torno de seus doze eixos temáticos.

O Programa Cidades Sustentáveis – PCS tem por objetivo sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável, oferecendo aos candidatos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda, enriquecida por casos exemplares nacionais e internacionais como referências a serem adotadas pelos gestores públicos municipais.

Em Belém, o PCS está sendo implementado pela Rede Nossa Belém, vinculada à Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e articulada por diversas entidades locais, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PA), a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/PA), o Observatório Social de Belém, a CNBB/Comissão de Justiça e Paz, o LADEC – FAU – UFPA - Laboratório de Análise e Desenvolvimento do Espaço Construído da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará, o SINDIFISCO/PA, o Programa de Voluntariado da Classe Contábil e diversos voluntários e voluntárias.

Atualmente, oito partidos já se comprometeram a mobilizar os seus candidatos a prefeitos e a vereadores a adotarem o Programa como guia para suas ações. Assinaram a carta-compromisso, os seguintes partidos políticos: PSDB, PPS, PV, DEMOCRATAS, PMN, PSDC, PTN e PT DO B. Integrantes de outras agremiações partidárias já acenaram com a possibilidade de assumirem o referido compromisso durante o evento.             

A confirmação de presença pode ser realizada pelo e-mailnossabelem@gmail.com, com o assunto “Confirmação de presença, indicando os seguintes dados:

Nome Completo:
Profissão:
Entidade que participa (se houver)
Email:        
Fones de Contato:

Maiores informações podem ser obtidas com os senhores Ivan Costa (91 8862-9992) e Tarcísio Feitosa (91 8357-7494)..

Apoio Local
Comissão de Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB – Regional Norte II / Comissão de Justiça e Paz
Faculdade de Direito do Instituto de Ciência Jurídicas da Universidade Federal do Pará
LADEC – FAU – UFPA - Laboratório de Análise e Desenvolvimento do Espaço
Construído da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará.
OAB – Pará - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Pará
OCB – Pará - Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Pará
OSDEBELEM - Observatório Social de Belém
SINDIFISCO - Sindicato dos Servidores do Fisco Estadual do Pará
Voluntários e Voluntárias da Rede Nossa Belém

Nenhum comentário:

Postar um comentário