sexta-feira, 16 de março de 2012

IPAAM INCENTIVA O DEBATE SOBRE AMAZÔNIA ENTRE JORNALISTAS E GESTORES AMBIENTAIS

Como as questões ambientais sobre a Amazônia e por extensão do Amazonas vão ser direcionadas na Conferência Rio+20 que acontecerá no Rio de Janeiro em junho, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU)?

Para antecipar esse debate, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) é um dos patrocinadores do I Encontro de Comunicação Socioambiental do Amazonas (I Ecsa), promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS), com a presença de importantes jornalistas da mídia local e nacional e gestores de instituições ambientais que atuam no Amazonas.

 O evento será realizado na próxima quarta-feira (21), no hotel Cesar Business, das 8 às 18 horas, celebrando o dia mundial da biodiversidade. Em pauta, temas como Economia Verde, Combate à pobreza e Governança.

 O presidente do Ipaam, Antonio Stroski, entende que a mídia tem papel preponderante de conclamar o conjunto da população a olhar para os temas da Amazônia. “Se hoje não percebem, precisam vir a perceber”, comentou.

A expectativa do presidente do Ipaam quanto ao I Ecsa é de que chame a atenção da mídia nacional para o bioma amazônico que, na sua avaliação, não está merecendo a atenção que deveria nas pautas nacionais. Ele exemplifica com a pouca presença das comunidades tradicionais da Amazônia nas produções referentes à Amazônia. “Segundo dados do mais recente Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 24 milhões de pessoas moram na Amazônia e elas precisam ser incluídas no debate Rio+20, o que poderá ser brilhantemente feito pela mídia, Esta é nossa expectativa”, enfatizou Stroski.

Para o dirigente do Ipaam, o Instituto, como órgão licenciador, tem uma responsabilidade quanto à qualidade, velocidade e objetividade da comunicação entre o empreendedor e o Ipaam, “Como chegar aos locais distantes do Amazonas se a Internet não é boa?”, questiona Stroski para quem a mídia é parceira neste processo, podendo fazer chegar a informação a públicos distintos como o empresário do agronegócio, o agricultor familiar, o setor minerário, industrial, as obras públicas, o pescador, dentre outros, encurtando o tempo de resposta desses públicos.

Da abertura do evento participa o Governador do Amazonas, Omar Abdel Aziz, Secretária de Meio Ambiente, Nádia Cristina d`Avila Ferreira; Superintendente da Suframa, Thomaz Afonso Nogueira; Presidente do Ipaam, Antônio Ademir Stroski; Presidente da ADS, Valdelino Cavalcante; e, Superintendente da FAS, Virgílio Viana.

 Como palestrantes e moderadores dos painéis temáticos o I Encontro de Comunicação Socioambiental já tem presença confirmada de Dener Giovanini – jornalista do Estadão, Cláudio Angelo – jornalista da Folha de São Paulo, Vilmar Berna, jornalista, membro da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (RBJA), Amélia Gonzalez – Jornalista do jornal O Globo, Edemar Gregório – Editor-chefe da Revista Novo Ambiente, Dal Marcondes – jornalista, membro da Associação Brasileira de Mídias Ambientais (ECOMÍDIAS) e diretor de redação da Envolverde, Gerson Severo DantasRepórter de A Crítica, Daniela Assayag – jornalista, repórter da TV AmazonasMarcela Rosa – jornalista, diretora de jornalismo da TV Em Tempo/SBT, Elilde Mota Menezes – Suframa, , Airton Angelo Claudino – Secretaria de Estado de Planejamento, Odenildo Sena – Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, Manoel Cunha – Conselho Nacional dos Seringueiros, Carlos Bueno – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

 As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.sds.am.gov.br. O Encontro tem o apoio do Sindicato dos Jornalistas do Amazonas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário