segunda-feira, 21 de março de 2011

Travelport patrocina o plantio de 470 árvores para compensar a emissão de CO2 gerada pelo 35°Encontro Comercial Braztoa

São Paulo, 21 de março de 2010 - A Travelport, provedora de serviços para a indústria global de viagens, pelo terceiro ano consecutivo, é patrocinadora das ações destinadas a minimizar as emissões de CO2 decorrentes do 35°Encontro Comercial Braztoa. A iniciativa da campanha “Por um trade mais verde”, criada pela Travelport no Brasil em 2008, já tem mais de 3 mil mudas plantadas. “A atividade turística, que também se expressa nas viagens de eventos e negócios, como as que agora acontecem por conta do 35° Encontro Comercial Braztoa, deve respeito ao meio ambiente. Nada mais racional que empresas cujos negócios estão diretamente ligados à atividade turística se mobilizarem para evitar o desgaste. E não se trata, apenas, de garantir qualidade de vida para nós e as gerações futuras, o que já seria uma razão nobre. O que também está em jogo é o nosso próprio negócio, se não detivermos o processo de desgaste dos destinos turísticos, diminuindo o encanto e a segurança”, argumenta António Loureiro, diretor geral da Travelport para Brasil, Portugal e Espanha.

“Ações desse tipo são muito necessárias nos dias de hoje, e colaboram para reduzir os níveis de emissão de materiais nocivos ao meio ambiente e à vida humana, como é o caso do gás carbônico emitido, o chamado CO2. Um dos agentes do efeito estufa, causador do aquecimento global, é gerado, inclusive, no transporte de participantes de eventos como o 35° Encontro Comercial Braztoa 2011, por isso precisamos dar o exemplo”, alerta Mario Mantovani, diretor da Fundação SOS Mata Atlântica, ONG especializada na captação de parceiros para restauração florestal da Mata Atlântica.

Os relatórios técnicos revelam que o 35°Encontro Comercial Braztoa, nos dias 24 e 25 de março, deverá emitir o equivalente a 117,19 toneladas de gás carbono (tCO2e), incluindo as caravanas de visitantes, organizadas pela promotora do evento. Estudo da Keyassociados/ESALQ considerado na metodologia utilizada nesse projeto mostra que cada árvore adulta é capaz de compensar cerca de 250 quilos dos gases. Sendo assim, serão necessárias 470 mudas compradas pela Travelport. O plantio das árvores será realizado pelo programa ”Florestas do Futuro’’, da Fundação SOS Mata Atlântica.

 “Esse tipo de ação é muito importante porque dá grande visibilidade aos projetos de compensação de emissões, contribuindo não só para a compensação em si como para a divulgação dessa prática para um grande público, estimulando que outras empresas adotem estratégias semelhantes”, elogia a consultora do Instituto Totum Cláudia Veiga Jardim.

“A Braztoa, que reconhece e aplaude iniciativas como essa, da Travelport, quer reforçar a posição, que sempre teve, no sentido de que se trabalhe pelo desenvolvimento sustentável do turismo, sem agressões ao meio ambiente”, diz o presidente da Braztoa, José Eduardo Barbosa. O executivo informa que, na primeira semana de março, a quantidade de inscritos na Braztoa 2011, agendados para 24 e 25 de março, no Centro de Convenções Frei Caneca, já passava de 1.700. O número de expositores chegava a 200.

Qualquer visitante da Braztoa pode compensar a emissão de CO2 gerada por sua visita. Basta acessar o site www.travelportbrasil.com.br/porumtrademaisverde, para efeturar o cálculo gerado pelo seu deslocamento à feira e encomendar o plantio de mudas. Desenvolvida pelo Instituto Totum, a ferramenta mede as emissões de CO2 geradas pelo transporte de cada um ao evento e informa quantas árvores nativas da Mata Atlântica devem ser plantadas para que tais emissões sejam compensadas.


Sobre a Travelport (http://www.travelport.com/)
A Travelport é a provedora de serviços líder em soluções cruciais para o processamento de transações para companhias que operam no setor global de viagens.Presente em 160 países, com cerca de 5.400 funcionários e receita de 2.2 bilhões de dólares em 2009, a Travelport é formada pela divisão do sistema de distribuição global (GDS, na sigla em inglês), que inclui as marcas Galileo e Worldspan; pela GTA, provedora multicanal líder em serviços de hotelaria e terrestres; e a Airline IT Solutions, que hospeda aplicativos cruciais e oferece soluções corporativas e de análise de dados para grandes companhias aéreas. A Travelport também possui cerca de 48% da Orbitz Worldwide (NYSE: OWW), líder mundial entre as agências online de viagens. A Travelport é uma companhia privada, propriedade do The Blackstone Group, da One Equity Partners, da Technology Crossover Ventures e da administração da Travelport.
Siga a Travelport no Twitter, no endereço http://twitter.com/Travelport


Sobre a BRAZTOA
A BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), fundada em 1989, é a mais importante e representativa entidade do setor no país, com abrangência nacional. Reúne atualmente 84 associados, responsáveis por mais de quatro mil empregos diretos, 80% dos pacotes turísticos comercializados e 20% dos bilhetes emitidos no pais. Seus associados representam, com exclusividade, mais de 200 produtos entre companhias marítimas, redes hoteleiras, locadoras de veículos, companhias aéreas, cartões de assistência internacional, organismos de turismo, operadoras internacionais, parques de diversões etc.
Sobre o Instituto Totum
O Instituto Totum tem como objetivo fornecer às empresas, associações e cadeias de negócio soluções modernas e em sintonia com as tendências mundiais. Formado por profissionais com grande experiência e altamente qualificados, o Instituto Totum é uma Certificadora acreditada pelo INMETRO (registro nº OCS 0038). Seus focos de atuação são associações, grandes usuários ou grandes compradores; grandes produtores ou empresas; governo e empresas públicas.  

Cecilia Nascimento
SP4 Comunicação Corporativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário