sexta-feira, 1 de março de 2013

Fecomércio PR entrega prêmio de Jornalismo











http://www.icnews.com.br/wp-content/uploads/2013/02/premio-jornalismo_todos3.jpg
 José Leonardo de Oliveira Silva do Jornal Meio Ambiente, conquistou o 3º lugar na categoria Internet com "Curitiba nos passos do Paço". No flagrante os jornalistas premiados com o presidente da Fecomércio
Darci Piana

A Fecomércio Paraná divulgou no último dia 27, os vencedores do 1º Prêmio de Jornalismo. Foram entregues aos jornalistas o total de R$ 27 mil, além de troféus de primeiro a terceiro lugar. Participaram profissionais das mídias impressa, eletrônica, televisiva e do rádio que inscreveram suas matérias publicadas até 5 de fevereiro. As reportagens tinham como tema o restauro do antigo Paço Municipal de Curitiba e sua transformação no Paço da Liberdade, unidade cultural do Sesc PR, a revitalização do entorno ou a capacitação profissional do comércio das redondezas.
A cerimônia aconteceu no plenário da Fecomércio PR após a reunião mensal de diretoria da entidade, e foi conduzida pelo coordenador do Núcleo de Comunicação e Marketing Cesar Luiz Gonçalves. O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac, Darci Piana, apresentou as ações desenvolvidas pelas três casas e salientou que a Federação do Comércio representa 420 mil empresas. “Somos responsáveis pela geração
de 1,7 milhões de empregos no estado. Temos nosso braço de qualificação profissional, o Senac, enquanto o Sesc desenvolve ações nas áreas do esporte, lazer, cultura, educação, saúde e ação social. Portanto dependemos dos jornalistas para divulgarem nossos serviços”, disse.
Entregaram troféus para os jornalistas premiados o diretor regional do Sesc Paraná, Dimas Fonseca, o diretor regional do Senac Paraná, Vitor Monastier, o vice-presidente da Fecomércio PR, Ari Faria Bittencourt, além de outros integrantes da diretoria da entidade.
Comissão Julgadora
Uma comissão julgadora composta por experientes jornalistas avaliou e classificou as matérias, levando em conta principalmente critérios como:
temática, qualidade de texto e criatividade. Adherbal Fortes de Sá Júnior, Cristiane Lebelem, Nilson Monteiro, Paulo Vítola e o coordenador de Jornalismo do Sistema Fecomércio Sesc Senac, Ernani Buchmann, integraram a comissão. “Pretendemos que este prêmio se torne uma referência. Sabemos o quanto os jornalistas lutam diariamente por suas conquistas. O tema proposto foi escolhido porque o Paço representa um marco na história de Curitiba.
Um local que foi abandonado e em 2006 foi concedido pela Prefeitura ao Sesc, para se tornar uma unidade de cultura”, explicou Buchmann.
Premiação
O prêmio foi dividido nas categorias: Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo, e Internet. A categoria Televisão teve como vencedora a jornalista Marília Seeling, com a reportagem “Paço da Liberdade”. Em segundo lugar, o jornalista Eduardo Nascimento Rohn, com “Sesc Paço da Liberdade e os novos rumos para o Centro Histórico”; em terceiro lugar, empatadas, as reportagens das jornalistas Sara Marielli, com o título “Paço da Liberdade: cultura, comércio e serviços rumo ao desenvolvimento dos paranaenses”, e Elisa Rossato, com “Passos pelo Paço: A descoberta de um ilustre desconhecido”.
Na categoria Rádio o primeiro lugar foi de Alisson Castro, com a matéria “Paço Municipal: do fantasma do abandono à liberdade da cultura”; Mara Ester Chaves conquistou o segundo lugar com “Sustentabilidade do centro histórico de Curitiba” e “Capacitação no comércio do entorno do Sesc Paço da Liberdade”, de Ana Evelyn de Almeida, ficou com o terceiro lugar.
A categoria Internet teve como vencedoras as jornalistas Ruth Bolognese e Rose Arruda, com “A nova revolução no centro de Curitiba”; em segundo lugar, Everson Mizga, com “Em Curitiba: Revitalizar para reencantar”; o terceiro lugar ficou com José Leonardo de Oliveira Silva, com “Curitiba nos passos do Paço”.
A categoria mídia impressa premiou Luiz Augusto Juk, com a reportagem “Quase cem anos depois – Paço da Liberdade” com o primeiro lugar e Rene Berardi, que inscreveu “O Paço da Liberdade em três atos” com o segundo lugar. Nesta categoria não houve premiação para o terceiro lugar.
Houve também a premiação extra concedida ao ganhador geral do prêmio. Ele recebeu o valor em dinheiro estipulado por sua categoria, e a premiação adicional. Quem atingiu a maior pontuação e recebeu o Grande Prêmio foi Marília Seeling, com “Paço da Liberdade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário