quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

PARANÁ FORMA PRIMEIRA TURMA DE PROFESSORES CAINGANGUE E GUARANI

O Governo do Paraná vai formar a primeira turma de docentes indígenas bilíngue Guarani e a segunda turma caingangue. Os indígenas participaram dos cursos oferecidos pela Secretaria de Estado da Educação na região de Guarapuava. A entrega dos diplomas será feita pelo Secretário e vice-governador, Flávio Arns, hoje, quarta-feira (27).

A formatura terá a presença dos 66 formandos, que agora estão habilitados a lecionarem na educação infantil das escolas indígenas de suas etnias. Familiares, parentes e amigos também devem acompanhar a cerimônia.

O curso teve o objetivo de dar formação a esses professores que já atuavam nas escolas indígenas e que não possuíam habilitação. “É uma grande conquista para a educação do Paraná e também um sinal de respeito com essas comunidades, que terão assegurados a preservação de suas línguas e de suas culturas”, disse Flávio Arns.

O curso iniciou no Centro de Formação de Faxinal do Céu, em Pinhão, e foi concluído no Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia, em Pinhais. A unidade certificadora é o Colégio Estadual Visconde de Guarapuava.

Para os alunos que eram egressos do Ensino Fundamental foi ofertado o Currículo Pleno com a duração de quatro anos. Já para os alunos egressos do Ensino Médio, houve aproveitamento de estudos com a duração de dois anos.

O curso conta com a parceria do Departamento de Educação e Trabalho e do Departamento da Diversidade.

Serviço

Formatura indígena caingangue e guarani

Data: 27 de fevereiro às 18h

Local: rua Evaristo da Veiga, 111 – Morro Alto, Guarapuava (Vittre Buffet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário