quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Governo anuncia redução de IPI para carros mais eficientes



Carros mais eficientes podem ter redução no Imposto Sobre Produtos Industriais (IPI), conforme anúncio do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. De acordo com a medida, o objetivo é reduzir a emissão de carbono e reduzir o preço dos automóveis.
A decisão faz parte do “Novo regime automotivo brasileiro”, que será válido entre 2013 e 2017. O benefício da redução do IPI é um incentivo para que as empresas invistam em processos de fabricação e uso de componentes mais eficientes, para reduzir o consumo de combustíveis.
Conforme explicado por Pimentel, o intuito é que os fabricantes produzam, já no próximo ano, carro com consumo de 17,26 quilômetros por litro, para veículos movidos a gasolina. Atualmente, a média é de 14 km/litro. Para o etanol, a eficiência é um pouco menor, com o intuito de ir dos atuais 9,7 lm/litro para 11,96 km/litro.
O ministro explicou que a medida brasileira foi tomada com a proposta de manter o país no mesmo padrão europeu, em termos de economia de combustível. No entanto, o interesse não está ligado apenas às questões ambientais, e tem conexão direta com o impulso à indústria automotiva.
O ministro da fazenda, Guido Mantega, informou que o incentivo fiscal deve tornar a indústria automobilística ainda mais forte no Brasil, dando às montadoras um papel importante na economia brasileira, já que o setor é um dos que mais investem no Brasil.
Outras consequências
Em 2011, a frota paulistana teve um acréscimo diário de 328 carros. As consequências deste enorme crescimento são vistas e sentidas diariamente por quem tem que se transportar pela cidade. Congestionamento e poluição atmosférica são os principais problemas. Os prejuízos que essa poluição pode trazer à saúde são muitos, indo desde doenças respiratórias até danos cerebrais. Com informações do G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário