quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Reservas particulares Curitiba ganha seis novas áreas de proteção ambiental

principal

 








De uma só vez, Curitiba ganhou nesta terça-feira (14) seis novas Reservas Particulares do Patrimônio Natural Municipal. Agora, a cidade conta com 11 RPPNMs. As novas reservas estão localizadas na Rua Doutor Darcy Alves de Souza, próximo à Rua Eduardo Sprada, no bairro Campo Comprido.
São elas, as RPPNM Cedro-rosa, Jerivá, Taboa, Guabiroba, Erva-mate e Canela. Os nomes das novas reservas fazem uma homenagem a árvores nativas do ecossistema local. As seis áreas apresentam quase 100% de cobertura por vegetação nativa, com área total aproximada de mais de 44 mil m².
“Esta parceria entre o município e a sociedade é essencial para a conservação da biodiversidade em Curitiba”, explica a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias. “São áreas que serão preservadas para esta e para as futuras gerações”.
Ela informa que as principais vantagens concedidas ao proprietário de uma RPPNM é a redução ou até mesmo isenção do IPTU e a possibilidade de comercializar o potencial construtivo da área. Há aproximadamente mil áreas em Curitiba com potencial para se transformarem em RPPNM.
Não há exigência de área mínima para que uma propriedade se torne uma reserva, mas ela deve ter no mínimo 60% de cobertura florestal. “Cada nova RPPNMs significa um benefício para toda a sociedade”, comenta Marilza.
Para o diretor-executivo da SPVS (Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental), Clóvis Borges, tem havido um grande esforço para que as áreas verdes particulares sejam preservadas. “Curitiba avança na proteção da biodiversidade quando reconhece e dá apoio ao proprietário que quer manter sua área conservada”.
RPPNMs - Curitiba tem hoje 11 RPPNMs consolidadas, além de mais de 20 reservas em processo de implantação. A primeira foi criada em 2007, na área de preservação do Rio Cascatinha, na bacia do Barigüi, e tem oito mil metros quadrados de floresta com araucária, além da mata ciliar.
O objetivo principal da RPPNM é proteger a fauna e a flora de uma propriedade com mais de 70% da área coberta de vegetação nativa. São áreas com restrições legais para corte de vegetação ou para construção. Os lotes são considerados de grande valor ambiental.
Para transformar uma propriedade em reserva particular, a solicitação deve ser feita à Secretaria Municipal do Meio Ambiente. O imóvel continua sendo do proprietário, mas o mecanismo traz inúmeras vantagens, como: direito à isenção do valor do terreno de bosque no cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU); possibilidade de transferência de 100% do potencial construtivo (aquilo que deixará de construir para conservar) para outras áreas da cidade que não tenham restrições ambientais e possibilidade de negociar o potencial construtivo com o mercado da construção civil.
As RPPNMs já existentes em Curitiba estão localizadas nos bairros Santa Felicidade, Campo Comprido, Santo Inácio, Pilarzinho e Bacacheri. Juntas, elas possuem mais de 80 mil m² de área verde.
No total, Curitiba possui mais de 77 milhões de metros quadrados de vegetação nativa de porte arbóreo, entre bosques públicos e em áreas particulares.
A Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal é um dos mecanismos que contribui para que a cidade seja um exemplo em ações ambientais e de sustentabilidade. A manutenção de um bosque nativo ajuda a conservar e recuperar a biodiversidade e melhora a qualidade de vida dos moradores.
Biodiversidade - As seis novas RPPNMs pertencem à Brensof Administradora e Incorporadora de Imóveis. No local, existem córregos e nascentes, o que garante, além da preservação das áreas verdes, a proteção dos recursos hídricos existentes no município.
A vegetação nas novas RPPNMs é classificada como Floresta Secundária em estágio médio de regeneração. A composição da flora é rica, com diversos exemplares de grande porte de espécies raras.
PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário