sexta-feira, 31 de agosto de 2012

População brasileira chega a 194 milhões, estima IBGE



São Paulo é a cidade mais populosa do Brasil
Em 1º julho deste ano, a população brasileira alcançou 193.946.886 de pessoas, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicada nesta sexta-feira pelo Diário Oficial da União. Segundo a projeção, a população cresceu 1,57 milhão (0,81%), em relação a julho de 2011. Pelo levantamento, o Estado de São Paulo é o mais populoso, com 41,9 milhões de pessoas ou 21,6% do total de habitantes do País.
Depois de São Paulo, Minas Gerais é a unidade da Federação mais populosa (19,8 milhões), seguida do Rio de Janeiro (16,2 milhões), da Bahia (14,1 milhões), do Rio Grande do Sul (10,7 milhões), Paraná (10,5 milhões), de Pernambuco (8,9 milhões) e do Pará (7,7 milhões).
O município de São Paulo continua sendo a cidade mais populosa do Brasil com aproximadamente 11,4 milhões de pessoas, o que representa 27% dos residentes no Estado e 5,86% do total da população brasileira.
A divulgação das estimativas populacionais está prevista em lei e os dados estatísticos são usados para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos do governo federal, além de servir de parâmetro para a repartição de recursos das políticas públicas e para a distribuição do Fundo de Participação de Estados e Municípios.
Conforme resolução do IBGE, a forma de fazer a projeção do tamanho da população no próximo ano será modificada. ''Deverá incorporar novas informações relacionadas à dinâmica demográfica local e incluir procedimentos metodológicos alternativos, como aqueles que fazem uso de variáveis econômicas, sociais e demográficas em nível municipal'', diz o texto.
Em 2013, o chamado Sistema de Projeções da População do Brasil será atualizado com as informações do Censo Demográfico 2010, das pesquisas por amostragem mais recentes (Pnad), bem como dos registros administrativos de cadastros públicos referentes ao ano de 2010.  Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário