quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Oito bilhões de litros de esgoto são jogados todos os dias nas águas das maiores cidades, diz estudo

Cerca de 8 bilhões de litros de esgoto sem nenhum tratamento são lançados todos os dias nas águas pelas cem maiores cidades brasileiras. O volume, que representa 36,28% do total de esgoto total gerado nesses municípios, equivale a 3.200 piscinas olímpicas.
O dado consta de um levantamento divulgado no último dia16, em São Paulo, pelo Instituto Trata Brasil, que analisou a situação dos serviços de água e esgoto nos municípios que concentram a maior parte da população.
A iniciativa, segundo a entidade, tem por objetivo aprimorar o Ranking do Saneamento, publicado desde 2007 em parceria com a consultoria especializada em saneamento básico GO Associados, a partir de indicadores do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico), publicado pelo Ministério das Cidades e com ano-base 2010.
O levantamento nas 100 maiores cidades revelou ainda que o atendimento da coleta de esgoto obteve média de 59,1%, acima da média nacional, de 46,2%, em 2010. Entretanto, 32 municípios se encontram na faixa de 0% a 40% de coleta, enquanto outros 34 ficaram entre 41% e 80%.
“Ou seja, na maioria dos municípios analisados ainda está distante a universalização dos serviços de coleta de esgoto”, constataram os pesquisadores, no documento. Um total de 34 cidades, por outro lado, informou índice de coleta de esgoto superior a 80% da população, e apenas cinco informaram possuir 100% de coleta: Belo Horizonte (MG), Santos (SP), Jundiaí, Piracicaba e Franca (SP).
Água tratada – O estudo da ONG apontou ainda que, em média, 90,94% da população tem água tratada nas 100 cidades analisadas – a média nacional é de 81,1%. Em 20 delas, a cobertura é de 100% da população; e em 89 das cidades, o alcance chega a 80% ou mais.
Porém, 11 cidades ainda apresentam atendimento inferior a 80% da população.
Tratamento dos esgotos – Na relação entre tratamento dos esgotos em função da água consumida, a média de 36,28% obtida nas 100 cidades ficou pouco aquém da média nacional, de 37,9%.
Desse total, seis municípios apresentaram tratamento de esgoto superior a 81%: Sorocaba, São José do Rio Preto, Jundiaí (SP), Niterói (RJ), Curitiba e Maringá (PR); acima dos 70%, também destacads no estudo, ficaram Ribeirão Preto (SP), Londrina (PR), Uberlândia (MG), Montes Claros (MG), Santos (SP), Franca (SP), Salvador (BA), Petrópolis (RJ) e Ponta Grossa (PR). (Fonte: Janaina Garcia/ UOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário