quarta-feira, 9 de maio de 2012

Brasil e Argentina se unem para impulsionar a biotecnologia animal

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 47 unidades da Embrapa e a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul promovem, com o apoio do Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia (CBAB), o curso “Epigenética na reprodução animal: conceitos e aplicações”, no período de 7 a 18 de maio de 2012, no Campo Experimental Fazenda Sucupira em Brasília, DF. Participam do curso 10 técnicos, incluindo professores, pesquisadores e doutorandos das áreas de Biotecnologia, Genética e Bioinformática da Argentina, Colômbia, Uruguai, Paraguai e de diferentes regiões do Brasil.

A epigenética é hoje uma das áreas mais atuantes da pesquisa científica em geral e se baseia no estudo dos mecanismos moleculares por meio dos quais o meio ambiente influencia a atividade genética. O objetivo do curso é fornecer conceitos básicos e informações atuais sobre essa ciência e seu papel na reprodução animal.

A iniciativa é apoiada pelo Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia - CBAB, um programa de integração regional que tem colaborado para consolidar os laços de cooperação entre o Brasil e a Argentina, ampliando a base do conhecimento, de acordo com as necessidades e prioridades estabelecidas para a biotecnologia nos dois países (http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/4935.html).

Para os coordenadores do curso, o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Maurício Franco, e a professora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Fabiana Sterza, o curso vai contribuir para a formação de novos cientistas, além de qualificar especialistas de diferentes áreas de pesquisa em epigenética aplicada à reprodução animal.

Franco lembra ainda que esta capacitação se alinha às diretrizes da Embrapa de formar parcerias para transferir conhecimentos e tecnologias à sociedade.

Participam também da equipe técnica do curso: Margot Dode (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia); Evelyn Andrade (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul); Marcelo Seneda (Universidade Estadual de Londrina, PR); Rafael Martin (Departamento de Producción Animal da Facultad Agronomía, Universidad de Buenos Aires) e Flavia Lombardi (Universidade Estadual Paulista, UNESP/FCAV, Jaboticabal, SP).

Mais informações sobre o curso podem ser encontradas na página da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia pelo endereço: http://www.cenargen.embrapa.br/cursos/2012/curso_epigenetica_reproducao_animal.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário