terça-feira, 29 de maio de 2012

Agrotóxicos são uma ameaça para colônias de abelha, afirma pesquisa


81 Agrotóxicos são uma ameaça para colônias de abelha, afirma pesquisa
Os agrotóxicos contaminam o néctar que as abelhas costumam se alimentar. Foto: sxc.hu

Os agrotóxicos são os novos vilões das abelhas. Segundo biólogos da Universidade da Califórnia, em San Diego, uma pequena dose da substância pode afetar a sobrevivência de toda a colônia.
O resultado da pesquisa foi divulgado essa semana, na revista científica “Journal of Experimental Biology” e mostrou que o contato das abelhas com agrotóxicos usados em plantações, diminui o apetite dos insetos, além de reduzir a habilidade de recrutar as companheiras para encontrar bons restos de comida.
Para os pesquisadores, o principal suspeito na queda da população das abelhas é chamado de “inseticida imidacloripe”. A equipe testou a ação de uma pequena dose do inseticida nas abelhas, na mesma quantidade do néctar que ela costuma se alimentar, e observou que o apetite delas mudou completamente.
Os estudiosos ainda detectaram que o contato com o agrotóxico afetou o sistema de comunicação das abelhas.
“A exposição ao agrotóxico considerado seguro pode afetar negativamente a saúde das colônias de abelhas”, afirmou ao G1, James Nieh, professor de biologia da Universidade de San Diego, e um dos autores do estudo.
A redução das abelhas é preocupante devido seu importante papel de polinização, que contribui na preservação da vida vegetal e também na manutenção da variabilidade genética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário