quinta-feira, 6 de outubro de 2011

VIII Congresso Direito Ambiental e Direito Comparado


VIII Congresso Direito Ambiental e Direito Comparado

Apresentação

A Academia Paranaense de Direito Ambiental – APDA apresenta a 8ª. Edição do Congresso Paranaense de Direito Ambiental, trazendo como novidade a inclusão do Direito Ambiental Comparado como título do evento, o que significa que neste ano várias experiências ambientais estrangeiras serão apresentadas e servirão de campo fértil para o debate e troca de experiências. Para tanto já contamos com a confirmação das presenças de palestrantes da Europa e da América Latina.

O foco principal do evento é promover a integração entre os setores sociais, públicos, privados e econômicos, para que possam compreender suas necessidades, unir esforços e promover políticas de colaboração mútua em favor da sustentabilidade das questões socioambientais, sem deixar de lado a continuidade da atividade econômica.

O Congresso atinge um público vasto que representa todos os atores da sociedade: agentes de órgãos públicos (municipais, estaduais e federais), magistrados (juízes e desembargadores), promotores e procuradores de Justiça, empresários, industriais, profissionais liberais, advogados, técnicos, pesquisadores, professores, estudantes, associações, cooperativas, entre outros profissionais ligados ao meio ambiente.
Temas que serão debatidos: sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental; direito ambiental e as políticas públicas; a saúde humana e o meio ambiente; uso e gozo dos recursos naturais; alterações climáticas; novas tecnologias e custos ambientais; meio ambiente e qualidade de vida.

É um evento multidisciplinar, que permeia todos os segmentos.

Histórico
O Congresso Paranaense de Direito Ambiental surgiu com a tradição de aprofundar o estudo de temas socioambientais de alta relevância junto aos Magistrados do Estado do Paraná, devido à importância e influência das decisões judiciais na evolução e aplicação do Direito Ambiental.

As primeiras edições do Congresso foram eventos fechados, exclusivos a Juízes e Desembargadores do Estado do Paraná e convidados, que tinham a oportunidade de participar da promoção do conhecimento e da educação ambiental aplicada, graças ao incentivo dos patrocinadores aos temas ligados à Sustentabilidade. No período de 2002 a 2009, apenas a 2ª edição foi aberta ao público, com vasta programação e palestrantes, realizada no monumental auditório do Ópera de Arame, em Curitiba/PR.

Em 2010, em decorrência da demanda social, o VII Congresso Paranaense de Direito Ambiental abriu suas portas ao público em geral, e foi realizado em homenagem ao Professor Doutor Vladimir Passos de Freitas. O evento ocorreu nos dias 10 e 11 de Novembro de 2010, no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, o qual, pela primeira vez na história, cedeu o digníssimo Auditório do Pleno como forma de manifestar seu apoio institucional ao Congresso, por considerá-lo de grande contribuição ao Poder Judiciário, no tocante aos princípios do Direito Ambiental e ditames da Sustentabilidade Socioambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário