quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Projeto de parque sustentável vence concurso nacional

GUILHERME GENESTRETI
DE SÃO PAULO/ FOLHA DE SÃO PAULO

O escritório Jasmim Manga, de São Paulo, venceu o 3º Concurso Nacional de Paisagismo Urbano, que selecionou projetos sustentáveis para revitalizar a lagoa dos Oiteiros, em Penedo, Alagoas.
Jasmim Manga /Reprodução
Projeto paisagístico do escritório Jasmim Manga, que venceu o 3º Concurso Nacional de Paisagismo em 2011 para revitalização da Lagoa dos Oiteiros, em Penedo (Alagoas)
Projeto paisagístico para Lagoa dos Oiteiros, em Penedo (AL) prevê mirante, anfiteatro e pista para atividades físicas
A área fica às margens do rio São Francisco e compreende um matagal e um lago, hoje poluído. A Prefeitura local fará o saneamento e custeará a obra.
Conforme o projeto, a praça terá pista de corrida com equipamentos para atividades físicas, mirante e anfiteatro para abrigar apresentações e feira de artesanato.
"A ideia é que o parque funcione com recursos próprios", diz a paisagista Alice Rocha, sócia do escritório vencedor.
O projeto, feito em parceria com o escritório americano SRLA Studio, privilegia o uso da energia solar. A pista terá piso especial para drenar a chuva e a irrigação da praça será feita com água da própria lagoa.
Segundo Rocha, a praça terá um "aspecto pedagógico", para que as crianças aprendam desde cedo a valorizar a água.
O concurso foi organizado pela Associação Nacional de Paisagismo e a Prefeitura de Penedo, com o apoio da Sociedade Americana de Arquitetos Paisagistas.
Nas edições anteriores foram reformados o parque Lagoa dos Pássaros, em Artur Nogueira (SP), e a praça central de Ipameri (GO).
As obras na Lagoa dos Oiteiros devem começar em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário