terça-feira, 4 de outubro de 2011

Progredir supera 100 operações e meio bilhão em financiamentos


O Programa Progredir, voltado para fornecedores e subfornecedores da Petrobras, atingiu nesta sexta-feira, 30 de setembro, o total de 102 financiamentos. A iniciativa já permitiu a contratação de R$$ 580 milhões em empréstimos dos bancos parceiros do programa à cadeia de fornecedores da Companhia.

A redução média do custo de captação para as companhias participantes do programa é de 20%, superando 40% em alguns casos. O programa foi lançado em junho deste ano, após passar por fase piloto, iniciada em setembro de 2010.

Para o diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Petrobras, Almir Barbassa, o programa é vantajoso principalmente para pequenas e médias empresas. "A grande vantagem do Progredir está em reduzir custos para o tomador dos recursos sem onerar nenhuma das partes envolvidas. Para isto, o programa utiliza de forma eficiente as informações existentes e trabalha com a padronização de contratos e processos, permitindo aos fornecedores acesso rápido, direto e simultâneo aos maiores bancos do país", avalia.

O Progredir faz parte das ações estratégicas do Plano de Negócios 2011-2015 da Companhia para o fortalecimento e ampliação da cadeia produtiva e foi desenvolvido em parceria com os seis maiores bancos de varejo do país (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, HSBC e Santander) e com o Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural). Todas as operações são realizadas pela internet, no portal do programa, de forma rápida, confidencial e segura.

Conceito geral - O programa está baseado na criação de um ambiente favorável para a concessão de crédito, lastreado nos recebíveis ainda não performados (serviços ou equipamentos a serem prestados ou entregues) em cada um dos contratos firmados entre os participantes da cadeia. Assim, qualquer fornecedor que participe desta cadeia está, em princípio, apto a integrar o Progredir e poderá antecipar uma parcela dos seus recebíveis por meio dos bancos integrantes do programa. O crédito não envolve recursos da Petrobras.
Para melhorar as condições financeiras e de risco, a Petrobras é o elemento âncora do Programa Progredir, contribuindo com toda a cadeia produtiva da Companhia, ao transferir aos participantes sua melhor percepção de crédito junto ao mercado. Dessa forma, a utilização dos recebíveis gerados pela Companhia proverá maior suporte e garantia à concessão de crédito não performado para toda a cadeia de fornecimento, promovendo o acesso aos recursos de forma rápida e em volume que garanta mais robustez financeira aos fornecedores.

Acesso simplificado - Atualmente, as pequenas e médias empresas brasileiras enfrentam dificuldades para obtenção de financiamentos lastreados em recebíveis não performados. Um dos principais impedimentos é a falta de informações suficientes sobre o histórico do desempenho de cada empresa fornecedora. Com isso, cria-se uma situação de incerteza que impossibilita a avaliação dos bancos sobre os riscos envolvidos, o que prejudica o adiantamento de recursos baseados na expectativa de desempenho do credor. Outra questão que aumenta significativamente o risco percebido pelos bancos é a situação de inadimplência do comprador.
Como forma de mitigar esses dois entraves, o programa conta com mecanismos de garantia desenvolvidos especialmente para o Progredir, além do Portal Progredir, que irá armazenar as informações sobre os contratos de fornecimento e financiamento e os dados individuais de desempenho de cada fornecedor, possibilitando que os bancos acessem o histórico destes fornecedores.
Mais informações no site:www.progredir.petronect.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário