segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Fundação Toyota cria fundo para conversação da APA Costa dos Corais

SILVIA DE MOURA
DE MARAGOGI (AL) FOLHA DE SÃO PAULO

O Instituto Chico Mendes, responsável pela APA (Área de Proteção Ambiental) Costa dos Corais, ganhou um aliado de peso: a Fundação Toyota do Brasil.
Projeto da instituição tem como prioridades a criação de um fundo de investimento, que garantirá a perpetuidade no apoio à gestão, proteção e sustentabilidade da APA, e o suporte e o financiamento de atividades de organizações e comunidades locais que já atuam em prol da conservação da área.
O local é considerado um imenso berçário da vida marinha, com mais de 185 espécies de peixes registradas e a presença de animais ameaçados de extinção, como o mero, as tartarugas marinhas e o peixe-boi-marinho.
Divulgação
Homem caminho em direção a manguezal
Homem caminha em direção a manguezal
Durante os próximos dez anos, a fundação fará aportes no fundo, que será administrado pela ONG SOS Mata Atlântica.
O fundo só poderá ser utilizado após adquirir capacidade de gerar, com seu próprio rendimento, os recursos necessários para a manutenção das atividades de gestão da área previstas no plano de trabalho do projeto.
"Este é o nosso primeiro fundo realizado em parceria com uma personalidade jurídica e de longo prazo. Nosso trabalho sempre foi voltado para o continente. Todos estivemos de costas para o mar", disse Márcia Hirota, diretora de Gestão do Conhecimento da SOS Mata Atlântica.
Dentre as atividades mapeadas e passíveis de serem apoiadas pelo projeto Toyota APA Costa dos Corais estão a realização de estudos científicos, o suporte logístico e de infraestrutura para fiscalização, a realização de monitoramentos visando avaliar a efetividade das ações de preservação, a produção e execução de campanhas de informação e educação ambiental, e a promoção de negócios que conciliem conservação da biodiversidade e geração de renda para as comunidades locais.
"O ambiente coralíneo é um dos mais suscetíveis ao aquecimento global. O ambiente é associado a uma em cada quatro espécies marinhas", lembrou Pedro Lins, chefe em exercício da APA.
Divulgação
Peixe-boi-marinho, espécie ameaçada de extinção
Peixe-boi-marinho, espécie ameaçada de extinção
Ele destacou, entre os desafios do trabalho do Instituto Chico Mendes, garantir a conversação dos recifes, manter a integridade e preservação do habitat do peixe-boi-marinho, proteger manguezais, ordenar o turismo e incentivar a manifestação cultural das comunidades.
De acordo com Pedro, a parceria trará apoio na implementação do plano de manejo e também apoio no processo de participação social. "O Estado sozinho não tem como gerir [uma área de 413 mil hectares]". A APA abrange oito municípios alagoanos e três pernambucanos.
"O Fundo de Perpetuidade criado pelo Toyota APA Costa dos Corais permitirá a continuidade das atividades do projeto ao longo dos anos. Garantir a perenidade e autonomia das ações de proteção e educação ambiental na APA é nossa principal motivação", afirmou Luiz Carlos Andrade, membro do Conselho Curador da Fundação Toyota do Brasil.
*A jornalista viajou a convite da Toyota

Nenhum comentário:

Postar um comentário