quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Cidades >> Topa a experiência de deixar o carro em casa?

No Dia Mundial Sem Carro, o governador em exercício, José Eliton Júnior, o secretário do Meio Ambiente, Leonardo Vilela, e o secretário de Cidades, Sílvio Sousa, lideraram a comitiva de ciclistas que topou deixar o carro em casa para realizar as atividades do dia de bicicleta. José Eliton pedalou com eles o trajeto entre a Praça Tamandaré e a Praça Cívica, em Goiânia, com o objetivo de mostrar que é possível colaborar com o trânsito e com o meio ambiente, ao deixar o carro em casa.

“Este é um gesto que estamos fazendo no sentido de colaborar com a mobilidade nas cidades e com o meio ambiente. Ações pontuais como a desta manhã podem ser executadas por todo cidadão no seu dia a dia para melhorar a vida de todos”, destacou José Eliton.

De acordo com o governador em exercício, a capital ainda precisa passar por adequações para dar mais segurança e mobilidade aos ciclistas. “Alguns países da Europa e da Ásia têm uma preparação para que as pessoas utilizem a bicicleta. Penso que Goiânia precisa fazer um planejamento estratégico no sentido de viabilizar condições para que as pessoas possam optar pela via do ciclismo para o acesso às atividades cotidianas. Esse é um investimento no meio ambiente, na mobilidade urbana e na vida das pessoas.”

Para o secretário de Cidades, é preciso criar a cultura do uso da bicicleta e do respeito ao ciclista para diminuir o número de acidentes e melhorar a mobilidade urbana. “A gente percebe que os motoristas ainda não estão habituados a ver ciclistas nas ruas. Por isso, o alto índice de acidentes. Neste ano, nós já tivemos mais de 900 acidentes envolvendo ciclistas e automóveis. A gente precisa criar a cultura e conscientizar a sociedade que existe espaço público tanto para veículos, como para ciclistas e pedestres.”

Sílvio Sousa afirmou que a Secretaria está elaborando um projeto que vai melhorar a circulação de bicicletas pelas cidades. “A Secretaria de Cidades tem proposto um projeto de calçada cidadã, que é um misto de ciclovia e espaço para pedestres. Uma alternativa interessante.”

Leonardo Vilela, que deixou o carro em casa esta manhã e fez todo o percurso entre a sua residência e a Praça Cívica de bicicleta, disse que pretende fazer o mesmo pelo menos uma vez por semana. “Nós queremos que esta seja uma prática que cada pessoa faça pelo menos uma vez por semana. Nós esperamos criar, com este exemplo de hoje, um hábito que possa ser incorporado à vida dos cidadãos. Eu estou determinado a deixar o carro em casa pelo menos uma vez por semana. Além de ser saudável, é um carro a menos engarrafando o trânsito e emitindo gases para o ambiente”.

Ao inaugurar o primeiro bicicletário do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, na Praça Cívica, ao lado do governador em exercício, o secretário do Meio Ambiente salientou que é preciso investir em bicicletários e ciclovias para incentivar o uso da bicicleta. “Nós estamos estimulando a instalação de bicicletários, que são locais onde os ciclistas podem deixar suas bicicletas em segurança. Isso é um estímulo para que a bicicleta seja mais usada. Por outro lado, é preciso investir em ciclovias para dar mais segurança e fluidez ao trânsito.”
Dia Mundial Sem Carro
O Dia Mundial Sem Carro foi criado na França, em 1997, para que as pessoas deixassem o carro em casa e se locomovessem de outras formas para os seus locais de trabalho ou estudo. A iniciativa ganhou repercussão no mundo inteiro e vários países aderiram ao movimento para mostrar que é possível quebrar a dependência do carro.

Um comentário: