quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Selo Amazônico é divulgado em evento no Pará

Membros da coordenação do programa de Avaliação da Conformidade para produtos Manufaturados com Matéria-Prima da Amazônia Brasileira, mais conhecido como Selo Amazônico, participaram nesta terça-feira (30) da Reunião Regional e Orçamentária – Norte, da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ/Inmetro), que acontece em Belém (Pará). O objetivo foi divulgar o projeto, idealizado pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) e que conta com a parceria do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO), órgão responsável por acreditar o programa.

A execução do projeto está a cargo da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) por meio do Comitê Selo Amazônico. A participação da coordenação do Comitê na reunião marcou o início dos trabalhos de divulgação do programa nos Estados da Amazônia Brasileira (Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins).

De acordo com a coordenadora do projeto pela Fucapi, Hyelen Gouvêa, o resultado foi extremamente positivo. Representantes dos Institutos Estaduais de Pesos e Medidas (IPEMS) do Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima demonstraram interesse em marcar reuniões para divulgação do projeto em seus Estados. “A adesão por parte dos IPEMs foi dentro do esperado. Agora, vamos dar andamento ao processo e providenciar o agendamento das novas reuniões o quanto antes a fim de firmar novas parcerias”, disse a coordenadora, ressaltando que “através dessa certificação poderá ser feito um melhor monitoramento de matéria-prima, minimizando assim a depreciação da marca ‘Amazônia’ e tudo o que está por trás dela”.

O projeto Selo Amazônico foi criado com o intuito de agregar valor aos produtos da região Amazônica, visando garantir o monitoramento quanto à qualidade, segurança, requisitos ambientais, econômicos, sociais e procedência da matéria-prima. No mês de julho, foi firmado termo de cooperação técnica entre a SUFRAMA e o INMETRO para a criação do Programa de Certificação de Produtos da Amazônia Brasileira.

A Reunião Regional e Orçamentária Norte, da RBMLQ/Inmetro, é o evento de maior visibilidade do setor na Amazônia e visa promover a divulgação, discussão e troca de informações sobre temas relacionados à metrologia, normatização e qualidade industrial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário