sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Petrobras já produz 108 milhões de litros de biodiesel no Ceará

Usina de Quixadá recebe matéria-prima de 40 mil agricultores familiares para abastecer seis estados do Nordeste

Por Agência Estado
 Shutterstock
A companhia fornece sementes certificadas e assistência técnica, além de garantir a compra da produção
Cerca de 40 mil agricultores familiares já fornecem matéria-prima para a produção de biodiesel na usina de Quixadá da Petrobras Biocombustível, localizada no estado do Ceará. Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba também são abastecidos pelo combustível produzido em Quixadá.
Durante a comemoração dos três anos de operação da unidade, Miguel Rossetto, presidente da empresa, afirmou que este ano a Petrobras Biocombustível irá comprar 9 mil toneladas de mamona de produtores da agricultura familiar do Ceará. As compras da oleaginosa começaram esta semana na região. Segundo ele, serão investidos R$ 10 milhões na correção de solo na região e outros R$ 4 milhões em melhorias tecnológicas na usina.
A unidade de Quixadá integra o parque produtor de biodiesel da empresa, incluindo usinas próprias e unidades em parceria que, juntas, têm capacidade total de produzir cerca de 700 milhões de litros por ano. Atualmente, a usina Quixadá está produzindo 108,6 milhões de litros anuais. "O Brasil tem um outro pré-sal de energia renovável, e esta unidade tem contribuído para que a Petrobras Biocombustível possa seguir na sua rota de crescimento", disse. Segundo ele, a usina também contribui para o desenvolvimento regional. A companhia fornece sementes certificadas e assistência técnica, além de garantir a compra da produção. Essas ações incrementam o processo de transferência de conhecimento e tecnologia, agregando valor e renda para as atividades dos parceiros.

Além disso, a usina também começou a utilizar óleos e gorduras residuais das áreas urbanas da cidade de Quixadá para a produção de biodiesel. Até o momento, 167 toneladas já foram processadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário