quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Ibama apreende 11 barcos e autua 8 pescadores em Mato Grosso

Operação Txokrán visa coibir caça e pesca ilegais dentro da terra indígena Kapoto-Jarinã, no extremo norte de do estado

Por Agência Estado
Editora Globo
Desde 2009, a operação passou a fazer parte do Programa Nacional Anual de Proteção Ambiental (Pnapa)
Onze barcos foram apreendidos e oito pescadores autuados durante a operação Txokrãn do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Com apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Polícia Federal, a operação tem por objetivo coibir a caça e a pesca ilegais dentro da terra indígena Kapoto-Jarinã, no extremo norte de Mato Grosso.

Os oito pescadores flagrados em área proibida vão pagar multa de R$ 1 mil cada um, além de serem denunciados ao Ministério Público Federal (MPF) por crime ambiental. Além disso, os agentes federais apreenderam 11 motores e embargaram uma pousada. A autuação prevê multa de R$ 450 mil.

Desde 2009, quando recebeu da Funai e das comunidades indígenas as primeiras denúncias de caça e pesca ilegais no local, o Ibama fez missões de reconhecimento na região. A partir de então, a operação passou a fazer parte do Programa Nacional Anual de Proteção Ambiental (Pnapa).

As pousadas situadas ao lado da terra indígena incluem em seus pacotes a possibilidade de o cliente usufruir de todos os benefícios naturais do lugar, o que é ilegal, pois de um lado do rio está a terra indígena e, do outro, o Parque Nacional do Xingu, ambos com entrada proibida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário