quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Bahia vai instalar pequenas vinícolas no Vale do São Francisco

Região pode se transformar no Vale dos Vinhedos do Nordeste

Por Globo Rural 
Arquivo IAC
Em outubro, um grupo formado por 50 investidores e produtores de uvas, sucos e vinhos do Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, irá à Bahia para verificar in loco as oportunidades de investimentos no Vale do São Francisco.

O secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, se reuniu com conselheiros e diretores da Cooperativa Aurora, mostrando as oportunidades e vantagens de investimentos na Bahia. O secretário também encontrou os administradores da Miolo, para discutir a ampliação dos investimentos do grupo na Bahia, e com a diretoria da Casa Valduga. Na pauta, a indústria de sucos, geleias e espumantes que a empresa vai instalar em Juazeiro em parceria com a Special Fruit.

Salles acredita que com uma onda de migração gaúcha, o Vale do São Francisco pode ser transformado no Vale dos Vinhedos do Nordeste, com a implantação de pequenas vinícolas, desenvolvidas pela agricultura familiar. “Com a migração nós poderemos recuperar os empregos perdidos durante a crise na economia mundial de 2008, que afetou gravemente a fruticultura do Vale do São Francisco”, afirma.

Segundo o secretário, a Bahia tem competitividade devido a possibilidade de mecanização e de duas safras durante o ano, além da mão de obra especializada e capacitada, e terras disponíveis a preços menores que os praticados no Rio Grande do Sul, onde não há mais para onde expandir. Além disso, existem facilidades de financiamentos, por meio do BNB, BB e Desenbahia, e os programas de incentivo do governo, a exemplo do Desenvolve.

A área plantada de uva na região de Juazeiro é de 12 mil hectares, mas pode ser dobrada ou triplicada, superando os 27 mil hectares do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário