terça-feira, 13 de setembro de 2011

Água e Meio Ambiente Subterrâneo são destaque em outubro, em São Paulo

São Paulo, Capital, sedia, de 04 a 06 de outubro, o II Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo (II CIMAS), com a presença de especialistas do Brasil, da Alemanha, do Canadá, entre outros países. Promovido pela ABAS – Associação Brasileira de Águas Subterrâneas -, “o evento tem como objetivo principal alertar a sociedade sobre a importância do assunto no presente e as implicações de seu uso sem planejamento para futuras gerações”, afirma o presidente do II CIMAS, Everton de Oliveira, professor das universidades de Waterloo (Canadá) e Unesp-Rio Claro. Temas como a água como fator de desenvolvimento econômico e a regulamentação da lei estadual de áreas contaminadas, estarão no centro das discussões, que ocorrerão no Centro de Eventos Fecomércio. Para participar, os interessados podem fazer suas inscrições diretamente no site www.abas.org/cimas. Para mais informações, envie um email para cimas@abas.org ou pelo telefone (11) 3868-0726 begin_of_the_skype_highlighting (11) 3868-0726 end_of_the_skype_highlighting.
De longe a principal fonte de água doce disponível no mundo, as águas subterrâneas são abundantes no Brasil, mas uso racional e prevenção à contaminação precisam estar na pauta das autoridades públicas, alerta Oliveira. Trabalhos de preservação, prevenção e recuperação de contaminações em aquíferos são os únicos meios para garantir a conservação dos recursos hídricos subterrâneos e superficiais. “A água subterrânea tem grande importância dentro dos recursos hídricos disponíveis para o desenvolvimento. Só em São Paulo, elas abastecem total ou parcialmente, 75% dos municípios. Por isso, prevenir contaminação e promover a remediação de locais contaminados devem ser enfatizados, pois contaminações na superfície poluem lençóis freáticos, rios, lagos, com consequente contaminação da vegetação e da fauna”, ressalta Oliveira, que também é secretário executivo da ABAS.
Entre os temas de destaque do evento estão as conferências: .A água como fator de desenvolvimento socioeconômico, que terá como conferencista Benedito Braga, presidente do Fórum Mundial da Água |.A água no século XXI, conduzida pelo diretor científico do Centre for Environmental Research – Helmholtz Institute, da Alemanha, Georg Teutsch;
Um debate, no formato talk show, reunirá as principais associações do setor para debater “Sustentabilidade do Meio Ambiente Subterrâneo frente ao Desenvolvimento Econômico”. Participarão, além da ABAS, representada por seu presidente Humberto Albuquerque; Fernando Kertzman, da Associação Brasileira de Geologia (ABGE); Arsenio Negro Junior, da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS); Giovana Galante, da Associação Brasileira das Empresas de Consultoria e Engenharia Ambiental (AESAS); Lupercio Ziroldo Antonio, do Fórum Nacional dos Comitês das Bacias Hidrográficas; Hugo Cassio Rocha, do Comitê Brasileiro de Túneis; e Ingrid Illich Muller, da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH).
Haverá também mesas redondas que discutirão, entre outros temas: .Regulamentação da Lei Estadual de Áreas Contaminadas, com a presença de Eduardo San Martin (CIESP) e José Eduardo Ismael Lutti do Ministério Público do Estado de São Paulo. Este é um importante instrumento para a saúde das águas e do meio ambiente subterrâneos visto que o estado possui 3675 áreas contaminadas conhecidas, sendo que a maior fonte de contaminação são os postos de combustíveis (79% do total), seguido das atividades industriais, responsáveis por 13% das contaminações, de acordo com dados da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), atualizada até dezembro de 2010.
.Grandes desafios, grandes soluções, presidida por Jim Barker (Universidade de Waterloo – Canadá), com a participação de Claudio Henrique Dias Guimarães (Petrobras) e James Henderson (Dupont). Empresas enfrentam grandes problemas de contaminação e mostrarão quais as grandes soluções encontradas para resolvê-los.
. Técnicas de Destruição de Massa: eliminação da fonte de contaminação – presidida por Everton de Oliveira (ABAS – Hidroplan); com a participação de Neil Thompson (Universidade de Waterloo, Canadá) e Wilson Jardim (Unicamp).Grande parte das remediações consiste em remover o contaminante para um outro meio, retirando-o do meio ambiente subterrâneo. Sempre que possível, a proposta deve ser destruir o contaminante onde ele se encontra, sem retirá-lo, por meio de reações químicas, o que representa um benefício para o meio ambiente.
Paralelamente ao congresso, será realizada a Feira Nacional da Água (Fenágua), que apresentará produtos e serviços para a água, um espaço para exposição, empresarial e institucional, exclusivo para promoção dos negócios do setor.
O evento será patrocinado por: ANA, Ag Solve, Arcadis Tetrapan, Doxor Soluções Ambientais, Envirologek Technologies, Essencis Soluções Ambientais, Geosyntec Consultants, Hidroplan, Hidrosuprimentos, Soilution, Trionic, VALE, Petrobrás e Governo Federal.
E contará com o apoio de: Associação Brasileira de Empresas de Engenharia de Fundações e Geotecnia (ABEF); Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública (ABLP); Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS); Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE); Associação Brasileira das Empresas de Consultoria e Engenharia Ambiental (AESAS); Instituto das Águas do Paraná; Centro de Pesquisa de Águas Subterrâneas (CEPAS); Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio-Ambiente (CEPEMA); Edutech Ambiental; Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas; Revista Fundações Obras Geotécnicas; Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo; Instituto Geológico; Instituto Estadual do Ambiente (INEA); Ministério do Meio Ambiente; Governo Federal; Rede Latino Americana de Prevenção e Gestão de Sítios Contaminados (Relasc); Portal Visite São Paulo; UK Trade & Investiment e Faculdade de Saúde Pública da USP.
.[II Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo,no Centro Fecomércio de Eventos, em São Paulo, Capital Realização: Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS)|Informações: (11) 3868-0726 begin_of_the_skype_highlighting (11) 3868-0726 end_of_the_skype_highlighting|E-mail: cimas@abas.org|As inscrições para o CIMAS podem ser feitas pelo site: www.abas.org/cimas].

Nenhum comentário:

Postar um comentário