terça-feira, 9 de agosto de 2011

MELNICK EVEN RECEBE TROFÉU MÉRITO AMBIENTAL HENRIQUE LUIZ ROESSLER E APRESENTA PROJETO INÉDITO NO BRASIL DE REDUÇÃO DE CARBONO. ,



Com a apresentação, a empresa líder no alto padrão no RS, uma das mais premiadas construtoras do país em Responsabilidade Social e Recursos Humanos, pretende mobilizar o segmento e a sociedade para a área de Sustentabilidade. Iniciativa pioneira deve envolver toda a cadeia produtiva
Silvio Gava, diretor técnico e de sustentabilidade da Even será o palestrante.
Lasier Martins é o mestre de cerimônia da premiação, que pretende se tornar o Oscar da preservação ambiental no estado. Entrega tem parceria  da FEPAM, FAMURS  e SEMA

Nesta terça feira 09 de agosto, 18h30, no Clube Farrapos em Porto Alegre.

A Melnick Even está sendo homenageada pelo programa ambiental do empreendimento Ponta da Figueira Marina - um condomínio de canais navegáveis sem similar no país - que está sendo construído em Eldorado do Sul. O programa tem várias ações ambientais que estão sendo implementadas, com destaque para a construção de uma estação de esgoto para aproximadamente cinco mil habitantes, que hoje depositam resíduos sem tratamento no subsolo, poluindo o Guaíba e região. Alem disso vão ser desenvolvidos vários programas de Educação Ambiental, envolvendo a comunidade da região
Este ano, além da Construtora Melnick Even, serão agraciadas também empresas como Marcopolo, Randon, Sulgás, Banrisul, Tracktbell entre outras.
A entrega do prêmio será feita durante o 15º Encontro Anual do CONDIMMA - Conselho dos Dirigentes Municipais de Meio Ambiente e 2º ECOMMA/RS - Encontro dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente do RS.

 A apresentação do Projeto Inventário de Carbono

Um dos destaques do evento será a apresentação - por Silvio Gava, diretor executivo Técnico e de Sustentabilidade da Even - desse projeto inédito no pais, com foco na redução de emissão de gás carbônico na área da construção civil.
Com esta iniciativa a Melnick Even uma das mais premiadas empresas do Brasil em responsabilidade Social, pretende iniciar a mobilização das construtoras gaúchas, autoridades e a própria sociedade para a área de Sustentabilidade Ambiental
O projeto foi criado pela Even que desenvolveu uma metodologia que permite medir os níveis de emissão de Gases de Efeito Estufa na construção civil, setor que tem algumas peculiaridades, como os longos ciclos de produção e diferentes estágios de obras. Foi desenhado um método que reflete a dinâmica do segmento.
Mais de 99,9% das emissões do gás carbônico ocorrem fora da empresa, mas estão relacionadas à sua atividade, ou seja, na fabricação e no transporte dos materiais. Por isso é fundamental envolver toda a cadeia produtiva.
 “Queremos identificar oportunidades de redução de carbono e promover uma série de ações no RS, buscando as soluções mais adequadas a cada caso, em parceria com nossos fornecedores.” afirma o diretor da empresa Leandro Melnick

Atualmente, a Even já adota inúmeras práticas de sustentabilidade, como o uso de madeira com certificação FSC (Forest Stewardship Council) na obra e nas portas, tintas à base de água (com baixos compostos voláteis), reciclagem de entulho e embalagens, bacias e torneiras economizadoras, entre outras. Foi pioneira e a única empresa do setor a integrar o ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial – da BM&FBovespa.

 A Melnick Even, Resposta Patrícia: atua em adoções de praças com a Praça Garibaldi, a Praça Bela Vista e ainda em coletas seletiva de lixos, recolhimento e venda de sacos de papelão de cimento para reciclagem. A Melnick Even passou a usar em suas construções escoramentos de metais ao invés de eucaliptos.

O Protocolo de Quioto, a Política Nacional sobre Mudanças de Clima e dados IPEA
O Protocolo de Quioto/1997 entrou em vigor em 2005 e estabelece metas de redução de emissão de gases de efeito estufa para as nações desenvolvidas. Apesar de o Brasil não ter compromissos de redução, por ser considerado um país em desenvolvimento, ao longo dos últimos anos há diversas iniciativas focadas na redução da emissão de gases de efeito estufa.
Uma delas foi a criação da Política Nacional sobre Mudanças do Clima, que formaliza o compromisso do País, assumido na Conferência das Nações Unidas em Copenhague, de reduzir entre 36,1% e 38,9% a emissão de CO2 até 2020.
De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), os projetos que reduzem a emissão de gases no Brasil se concentram no setor energético e na suinocultura, que representam 67% do total de iniciativas.

O Troféu Mérito Ambiental Henrique Luiz Roessler                                                                                            O Troféu Mérito Ambiental Henrique Luiz Roessler, promovido pela revista Ecologia & Meio Ambiente RS, em sua segunda edição, tem objetivo de se tornar o Oscar da preservação ambiental do RS. A entrega do Troféu - que premia instituições preocupadas em descobrir, implementar e aprimorar ações de preservação, recuperação e melhoria do meio ambiente - tem parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (FEPAM) e da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS).  O troféu recebe o nome de um intenso e heróico defensor do meio ambiente, que fundou a primeira entidade de luta de defesa da natureza do Brasil. Seu pioneirismo serviu de inspiração para várias ONGs e órgãos do poder público na defesa do meio ambiente. Ligado ao ramo da pesca ele combateu diversas atividades como pesca predatória, ações de madeireiros, incendiários e caçadas.
A Melnick Even                                                                                                                                                       A Melnick Even é uma associação da Melnick, com 19 anos de atuação no mercado gaúcho, líder em alto padrão no RS, e da Even, uma das maiores construtoras e incorporadoras do país. A empresa é uma das mais premiadas construtoras do Brasil, sendo referência em RH na área da construção, tendo sido premiada cinco vezes pela ABRH-RS, com quatro Top Ser Humano e um Top Cidadania.                           A Melnick Even tem mais de 400 funcionários diretos e 2.000 indiretos.

A Even                                                                                                                                                                         
A Even Construtora e Incorporadora S.A. é a maior construtora de São Paulo e uma das maiores construtoras e incorporadoras do Brasil. Foi a única empresa da construção civil a integrar o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&F Bovespa na carteira 2009/2010, situação que se repete em 2011. Está presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Suas ações são negociadas no Novo Mercado, nível máximo de governança corporativa da BM&F Bovespa – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros, sob o código EVEN3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário