sexta-feira, 24 de junho de 2011

O LUXO SUSTENTÁVEL

Não se trata apenas de moda ou tendência da estação, a questão da responsabilidade ambiental chegou como uma condição de inserção de marca no mercado contemporâneo. Todo aquele assunto de reciclagem, reutilização, reaproveitamento, ganhou força e hoje, marcas e produtos de diversos segmentos em todo o mundo buscam atender estas novas necessidades de mercado através do engajamento ambiental.

Para os materiais de luxo, que sempre tiveram uma característica pouco ambientalista é momento de demonstrar o oposto e passar a priorizar a preocupação ambiental e preservação ecológica nas abordagens de comunicação, mostrando que o mercado também é responsável por atitudes conscientes através da mudança de cultura, hábitos e pré-conceitos. Os profissionais precisam apresentar materiais sustentáveis e reciclados com sofisticação, o consumidor precisa entender que é possível agregar valor ecológico a estética.

Sabemos que para o mercado de luxo a exclusividade de possuir algo que nenhuma outra pessoa no mundo tem é sinal de status e poder e, um objeto de desejo elaborado na sua medida exata, e confeccionado exclusivamente torna-se extraordinário e impagável. Uma das formas encontradas de mostrar que o luxo vai além de riqueza material, é a exploração de imagens e a absorção de um novo padrão visual onde se pode ter a exclusividade a partir de materiais reutilizáveis. É isso mesmo! É momento de reinventar-se!

Já imaginou contemplar em meio ao caos urbano um momento único imortalizado em uma de suas férias, ou até mesmo ter em sua casa uma paisagem exótica em forma de revestimentos 100% reciclados?

O novo conceito de glassdecor realiza este trabalho luxuosamente sustentável com a mais alta tecnologia a partir do uso de imagens em pastilhas de vidro. Uma nova tendência para o segmento de decoração.

Através de um trabalho sofisticado e exclusivo, os minerais puros de pedras preciosas se tornam pigmentos para a composição da imagem na construção do material.  O vidro é reciclado, o pigmento de tinta é nobre, a imagem é exclusiva, a higiene na manutenção é simples e tudo isso com garantia de resistência e durabilidade.

Creio que o luxo exclusivo é para poucos, mas o luxo sustentável deve ser para todos os que buscam a exclusividade de forma inteligente e consciente. Pensar no planeta não é mais papo de ambientalista, é uma realidade a ser vivenciada com responsabilidade além da moda contemporânea. Esse é o verdadeiro luxo!

Por Ana Carolina Villanova, diretora da Nueva Glassdecor Brazil

Um comentário:

  1. Parabéns Ana Carolina. Gostei muito de ler o seu artigo, com o qual concordo sem reservas. Não resisti à tentação de colocar na minha página um link para ele, para que seja mais divulgado o conceito de "luxo Sustentável".

    Para o caso de ter curiosidade pode consultar:
    http://www.wix.com/mariliararodesigner/joias
    Saudações criativas
    Marília Raro

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