sexta-feira, 1 de abril de 2011

Urso polar Knut morreu afogado após inflamação no cérebro

Michael Sohn/AP
Modelo crânio de Knut é mostrado em Berlim nesta sexta
Modelo crânio de Knut é mostrado em Berlim nesta sexta

Knut, que ganhou fama mundial como um filhote fofo que desafiou as probabilidades de sobreviver muito tempo depois que sua mãe o rejeitou, morreu de repente na frente de centenas de visitantes atordoados no dia 19 de março, aos 4 anos, depois que caiu inconsciente no tanque de água do seu cativeiro.
O urso polar sofria de encefalite, uma inflamação do cérebro que o levou a entrar em colapso antes de se afogar, indicou a necropsia. Knut provavelmente teria morrido de edema cerebral, se não, ele não teria se afogado, disseram autoridades.
"No final, Knut realmente se afogou", disse Achim Gruber, diretor do Instituto de Patologia animal na Universidade Livre de Berlim, em entrevista coletiva.
"Danos cerebrais severos que ele sofreu por algum tempo causaram espasmos incontroláveis."
O jardim zoológico tinha dito originalmente, após uma investigação preliminar em 22 de março, que Knut poderia ter sucumbido a uma doença cerebral. Mais tarde, a mídia alemã informou que ele deve ter morrido após um ataque epiléptico.
O plano do zoológico de empalhar o urso polar para exposição em no Museu de História Natural de Berlim foi recebido com resistência pelos fãs. Uma manifestação está prevista na frente do zoológico no sábado (2).
"Nós sentimos necessidade de preservar alguma coisa", disse Gabriele Thoene, diretora de marketing do zoológico. "Acho que podemos fazer muita coisa para a ciência, graças a Knut. É por isso que aceitamos o pedido do museu de doar Knut para a ciência."
Knut foi rejeitado pela mãe depois do nascimento, em dezembro de 2006, e criado por seu tratador, Thomas Doerflein.
Milhares de visitantes chegaram a ver o tratador e o filhote juntos, o que espalhou a fama internacional de Knut. Doerflein também morreu jovem, aos 44 anos, em 2008, de ataque cardíaco.


Funcionário do zoológico de Berlim diz que Knut é mais conhecido do que o Mickey
GABRIELA MANZINI
Após render alguns milhões de euros para o zoológico de Berlim, o urso polar Knut já não conserva o charme de quando era um filhote. Apesar de mais velho e com alguns quilinhos a mais, o animal que se tornou célebre em 2007, depois de ser abandonado pela mãe, ainda causa corre-corre entre os visitantes do zoológico de Berlim.
Heiner Klös, o curador do zoológico de Berlim, diz que Knut é muito popular. "Eu diria que ele é mais conhecido do que o Mickey Mouse ou outros personagens da Disney. É uma função maluca pra ele"; explica o funcionário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário