segunda-feira, 11 de abril de 2011

Reunião da ONU sobre mudança climática termina com poucos progressos

por Agência EFE
Domínio Público
A conferência das Nações Unidas sobre mudança climática chega ao fim nesta sexta-feira (08/04) em Bangcoc, Tailândia, sem garantias de que neste ano será fechado um acordo para prolongar o período de vigência do Protocolo de Kyoto, que expira em 2012.

A Nova Zelândia e o Japão, país no qual foi firmado o primeiro pacto global para combater o aquecimento da atmosfera por causa da emissão de gases, comunicaram formalmente que não assinarão o período de ampliação do protocolo. A mesma posição poderá ser adotada por Canadá, Rússia e Austrália. Este grupo de países prefere estabelecer uma agenda própria de compromissos de corte de emissões que não esteja ligada a um pacto internacional.

"Francamente, a recusa do Japão e de outros países a assinar um segundo período de vigência do protocolo não representa uma ajuda", disse Dessima Williams, embaixadora de Granada e representante da Aliança de Pequenos Estados Insulares, da qual fazem parte 43 ilhas e territórios do Caribe, Pacífico Meridional e Ásia.

"Sem eles será impossível atingir os objetivos", afirmou em entrevista coletiva Artur Runge-Metzger, chefe da Comissão de Estratégia Internacional da União Europeia (UE), em alusão aos países que cogitam se separar do Protocolo de Kyoto. A UE comprometeu-se a cortar suas emissões em 20% até 2020 e, se conseguir o apoio de outros países, subirá este percentual para 30%.

Antes da cúpula sobre mudança climática que será realizada na cidade sul-africana de Durban, no final de ano, os países terão ainda outras reuniões.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário