segunda-feira, 11 de abril de 2011

Manejo sustentável na Amazônia pode gerar milhões de dólares ao Brasil, diz pesquisa

por Globo Rural Online, com informações da Agência EFE
 Shutterstock
Um estudo encomendado pelo Ministério da Fazenda revelou que a poda sustentável de árvores na Amazônia brasileira para a extração de madeira pode gerar ao país uma receita anual de US$ 6 bilhões, além de 170 mil empregos.

O relatório completo ainda não foi publicado, mas suas conclusões foram citadas em Belém do Pará pelo diretor do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Antônio Carlos Hummel. O objetivo é defender a rapidez na concessão de áreas a madeireiros interessados em explorá-las de forma sustentável e combater a devastação sem controle.

Segundo o estudo, o manejo florestal sustentável, além de garantir a preservação da floresta a longo prazo e de gerar renda e emprego para os habitantes da Amazônia, pode se transformar em uma atividade econômica de utilidade para o Brasil. Outra atividade rentável identificada pelo estudo é o manejo de produtos como castanha do Pará, açaí e borracha, que podem gerar 500 mil empregos.

Dados oficiais mostram que, dos cerca de US$ 8,58 bilhões que o Brasil recebeu em 2009 por atividades florestais, 66,4% tiveram origem na silvicultura (principalmente a exploração de florestas cultivadas para a produção de papel) e 28,6% vieram da poda de madeira nas selvas nativas. “Nosso objetivo é fechar este ano com um milhão de hectares concedidos e ter até 2025 dez milhões de hectares operados por concessionárias”, afirmou Hummel.

A concessão de áreas da floresta para o manejo florestal foi regulamentada em 2006, mas só agora stá ganhando força. De acordo com Hummel, o governo pode conceder dez milhões de hectares de floresta, de áreas de mata (destinadas a assentamentos rurais) e de reservas extrativistas. “São cerca de 30 milhões de hectares de floresta que podem ser explorados de forma sustentável e legal mediante o manejo florestal da madeira”, estimou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário