terça-feira, 12 de abril de 2011

Em dia de cidade suja, Kassab anuncia Virada Cultural limpa

Na segunda-feira (11), na praça da República, 12 sacos de lixo amontoados, dois deles abertos com os resíduos espalhados. Na rua Xavier de Toledo, seis sacos, duas caixas de frutas e três ripas de madeira nas calçadas.
Enquanto isso, a poucas centenas de metros dali, no Edifício Matarazzo, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (que anunciou sua saída do DEM para fundar o PSD), prometia fazer, no próximo fim de semana, a Virada Cultural mais limpa da história.
A prefeitura vai instalar 4.900 novas lixeiras no centro. Trata-se de o dobro de equipamentos colocados no evento do ano passado. Dessas, 1.300 lixeiras iguais às 1.500 existentes hoje, de plástico, permanecerão instaladas depois da Virada.
O centro da cidade sofre com a falta de varrição e coleta aos domingos e costuma amanhecer sujo às segundas-feiras. "Segunda é um dia dramático", diz Dráusio Barreto, secretário de Serviços.

Editoria de arte/Folhapress

Em meio a uma crise de limpeza, a prefeitura chegou a anunciar, em outubro de 2010, que passaria a fazer o serviço aos domingos. Mas a promessa durou só um mês.
Questionado sobre o fato de a atenção especial dada à Virada Cultural contrastar com a sujeira crônica dos dias comuns, o secretário disse que já estuda medidas a fim de resolver a questão.
Marco Antonio Ramos de Almeida, da Associação Viva o Centro, diz que a prefeitura deveria adotar uma série de medidas para melhorar a situação. "O centro é o cartão-postal da cidade. Ele dá a marca e a identidade à cidade. O centro tem de ter tratamento de estação de metrô. Nada justifica que esta área não esteja em ordem."
APELO
Sobre a Virada, Kassab fez um apelo para que os paulistanos ajudem na limpeza das ruas no evento deste ano.
"Em 2011, a limpeza será um dos focos da Virada. Tão importante quanto ações da prefeitura é a colaboração das pessoas. Essa é a razão de estarmos fazendo um apelo aos cidadãos", afirmou. "Com a colaboração deles, teremos uma Virada mais limpa", completou Kassab.
A sujeira das ruas nas mais de 24 horas de apresentações culturais tem sido uma das principais reclamações dos frequentadores das seis edições anteriores do evento.]

Luiz Carlos Murauskas/Folhapress
Lixo acumulado ontem na região da praça da República, no centro, no dia em que Kassab anuncia Virada Cultural limpa
Lixo acumulado ontem na região da praça da República, no centro, dia em que Kassab anunciou Virada limpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário