terça-feira, 26 de abril de 2011

Cientista identifica ativo que torna larva de abelha em rainha

Uma das proteínas que contém a geleia real (57-kDa) é o ingrediente ativo que resulta na transformação de uma larva de abelha em rainha, segundo um estudo publicado no último número da revista "Nature".
Uma larva de abelha fêmea (Apis mellifera) pode se transformar tanto em uma operária estéril como em uma rainha que, fértil e com um corpo mais longo, tem evolução mais rápida e uma vida muito mais longa.

Jon Sulivan/Creative Commons
O ingrediente ativo 57-kDa resulta na transformação de uma larva de abelha em rainha, mostra pesquisa japonesa
O ingrediente ativo 57-kDa resulta na transformação de uma larva de abelha em rainha, mostra pesquisa japonesa.
A rainha põe ovos fecundados que dão origem às operárias e a o ovos não fecundados dos quais saem as abelhas macho, os zangões.
Os cientistas sabiam que o dimorfismo das fêmeas de abelhas se baseia no consumo de geleia real, nutriente segregado pelas operárias, e que não depende de diferenças genéticas.
Entretanto, o ingrediente ativo e o mecanismo que guia o desenvolvimento das abelhas rainha não eram muito conhecidos.
O grupo dirigido pelo cientista da Universidade de Toyama (Japão) Masaki Kamakura constatou, por meio de experimentos com moscas-das-frutas (Drosophila melanogaster), como a proteína 57-kDa ativa a quinase p70 S6 e aumenta a atividade da MAP quinase.
Os estudiosos acreditam que a quinase p70 S6 é responsável pelo aumento do tamanho do corpo da abelha rainha, enquanto a MAP quinase causa a aceleração em seu desenvolvimento.
Estes processos, mediados pelo EGFR (sigla em inglês de Receptor do Fator de Crescimento Epidérmico), produziram nas moscas-das-frutas fenotipos similares aos das abelhas rainha.

Um comentário:

  1. to percebendo q essas diversas proteinas encontradas é q faz a diferença,e torna uma ajuda mutua tanto nos animais como no ser humano. Pode ser a origem de um metabolismo saudavel vem de algum tipo de proteina.E pode estar bem a frente de nossos olhos.E quem sabe vamos ter a cura de retirada de celulas mortas para depositar celulas vivas. Essa proteina encontrada q faz crescer e alem de causar uma certa aceleração, isso seria possivel ser estudado para chegar a um tipo de remedio para crianças q não tem um aceleramento correto no seu desenvolvimento de acordo com sua faixa etária?
    Sou crua nisso. Mas o q faz o nosso osso crescer na normalidade,sei q isso tem haver com a nossa genética, mas ha familia q tem criança q cresce demais e outras ficam com a estatura normal,igual a dos pais, acho q a genetica ajuda mas nao é tudo,é os cientistas ajudam mt nas descobertas em relação a tudo q se vive nesse planeta, considero o corpo humano mt perfeito, mas por tem certo virus, coisa tão minuscula q sabe acabar com ele? pq nao consegue encontrar nada dentro dos virus algo q podem dete-los? Pq somos tao atrasados nesse tipo de descoberta?
    Mas repeito os cientista, aqueles q nao são tao abiciosos, mas os que respeitam a vida alheia.

    ResponderExcluir