sexta-feira, 1 de abril de 2011

A cabeça da mosca

Ainda quem as moscas sejam as rainhas dos insetos que vivem de detritos, há muitos predadores à espera da chance de devorá-las. Aranhas, rãs, lagartos (em inglês), mariposas (em inglês), vespas  e até mesmo membros do reino vegetal, gostariam de uma fatia de torta de mosca. Além disso, os seres humanos costumam impedir que as moscas entrem em suas casas, ou simplesmente as "exterminam" quando as encotram. Para ajudá-las a superar todos esses obstáculos, as moscas contam com excelente capacidade sensorial e manobrabilidade aérea notável.
Como em todos os insetos, o corpo da mosca fica coberto por um exoesqueleto rígido feito de quitina, e se divide em três partes: cabeça, tórax e abdômen.
Features of the housefly head
©iStockphoto.com
Um rosto que só a mãe amaria
Um par de olhos complexos cobre a maior parte da cabeça da mosca. Cada olho abriga entre três e seis mil olhos simples. Ao contrário dos olhos dos vertebrados, os das moscas não podem focalizar detalhes do ambiente que as cerca. Em lugar disso, oferecem uma excelente visão em mosaico de tudo, à esquerda, direita, acima e abaixo da mosca. 
Imagine o segurança de um cassino, constantemente vasculhando um banco de monitores de vídeo para descobrir quem pode estar trapaceando, bebendo e causando algazarra ou agindo de maneira suspeita. O guarda contempla as áreas em busca de potenciais ameaças. O mesmo se aplica aos olhos das moscas, em larga medida, mas elas dispõem de milhares de monitores que permitem que detectem até mesmo o menor movimento, de todas as direções.
As moscas também dispõem de outros três olhos simples chamados ocelli, localizados entre os dois olhos compostos. Imagine o ocelli como uma espécie de dispositivo de navegação ou bússola, que permite que a mosca saiba  que lado fica para cima. A mosca realiza essa tarefa observando e se movimentando na direção de áreas iluminadas pelo sol. É por isso que é tão frequente ver moscas zumbindo diante das janelas.
housefly
Cabeça da mosca

As moscas dependem de seu apurado olfato, fornecido por suas antenas. Para saborear e consumir refeições, o inseto utiliza o probóscide, um apêndice com jeito de desentupidor de pia que se estende do fundo da cabeça. Dois pequenos órgãos sensórios semelhantes a antenas, chamados papilas maxilares, permitem que a mosca prove sua comida. A porção final do probóscide é conhecida como labellum, e termina em uma boca esponjosa com a qual a mosca suga a comida.
Mas como a mosca obtém sua comida? Na página seguinte, examinaremos suas impressionantes asas e pernas.

Essa mosca me mordeu?
Não, se você está falando de uma mosca caseira. Embora algumas espécies de aparência similar (como as moscas de estábulo e as mutucas - em inglês) disponham dos componentes bucais necessários a morder, as moscas caseiras não são capazes de fazê-lo - mesmo que desejassem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário