Se você estiver indo para uma área que provavelmente está infestada de carrapatos, existem várias dicas simples que podem ser seguidas para reduzir as chances de ser picado. Aqui está um resumo:
  1. use roupas claras. Isso facilita a visualização dos carrapatos em suas roupas. Um bom truque para remover os carrapatos das roupas é apanhá-los com um pedaço de fita adesiva.
  2. use camisetas com mangas compridas e coloque as meias ou as botas sobre as barras da calça.
  3. use um chapéu.
  4. se estiver cuidando do jardim, use luvas de trabalho.
  5. aplique um repelente de insetos com DEET sobre suas roupas. Evite aplicar sobre sua pele porque uma exposição prolongada ao DEET pode causar urticária e bolhas. Siga as instruções do rótulo com cuidado e não dependa do repelente para prevenir completamente o contato com os carrapatos. Alguns deles andam sobre as áreas onde o repelente foi aplicado até conseguirem alcançar a pele da pessoa.

frontline
Foto cedida pelo Guia do Consumidor
Os carrapatos também podem deixar os animais doentes, então é uma boa idéia mantê-los longe dos seus animais de estimação:
  1. Mantenha os animais de estimação dentro de casa sempre que possível e regularmente procure por carrapatos em animais que ficam ao ar livre.
  2. Seguindo as instruções com cuidado, cuide de seus animais com um inseticida ou repelente contra carrapatos. Alguns tratamentos contra pulgas também funcionam contra carrapatos.
  3. Limpe muito bem as casas dos cães, prestando atenção em fendas e rachaduras onde os carrapatos podem depositar seus ovos.
Você pode descobrir se há uma infestação em sua propriedade passando um pano branco e texturizado sobre as áreas que possam ter carrapatos. Se o pano recolher muitos carrapatos, há uma infestação. Uma boa regra prática é que quanto mais limpo seu jardim estiver, menor a probabilidade de estar infestado de carrapatos. Os carrapatos gostam de viver em matos crescidos, plantas mortas e madeira em decomposição, então é bom limpar áreas desse tipo em seu jardim.
Se encontrar uma infestação, é uma boa idéia cuidar ao mesmo tempo de sua casa, da propriedade e de seu animal de estimação. No entanto, tratar todo o gramado com um pesticida (em inglês) pode fazer mais mal do que bem. Os carrapatos geralmente vivem em grama alta, ervas daninhas e arbustos, então eles não passam muito tempo em grama baixa. Se estiver tratando sua propriedade com um pesticida, se concentre nos arbustos e nas áreas com mato crescido, que você não consegue alcançar com um cortador de grama. Sempre que estiver usando um pesticida, siga as instruções do rótulo à risca.
Acabar com os carrapatos pode exigir um pouco de persistência. Se produtos comerciais contra carrapatos não adiantarem, entre em contato com uma dedetizadora para conseguir ajuda. Para aprender mais sobre carrapatos, pulgas e outros assuntos relacionados, confira os links na próxima página.