domingo, 13 de março de 2011

Fatos sobre dinossauros

 

Os dinossauros eram um grupo de animais terrestres que viveram há cerca de 230 milhões a 60 milhões de anos. Isso atravessa a era da história da Terra conhecida como era Mesozóica, que inclui, do mais antigo ao mais recente, os períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo. Os dinossauros cresceram em população e diversidade durante seu tempo na Terra, antes de terem sido extintos no fim do período Cretáceo.
Ninguém sabe exatamente quantos tipos de dinossauros habitaram o planeta. Existem atualmente cerca de 700 espécies nomeadas, mas isso provavelmente representa apenas uma fração dos dinossauros que existiram.
Eles variavam em tamanho, de imensos a minúsculos, e tinham várias formas. A classificação atual dos dinossauros vem dessas diferenças de forma e tamanho. Os dinossauros carnívoros eram todos terópodes, animais bípedes com patas de três dedos. O Carnossauro era um tipo pequeno e ágil de terópode. Um dos carnossauros mais conhecidos era o Velociráptor, consideravelmente menor do que os que aparecem nos filmes "Jurassic Park". Os Saurópodes, por outro lado, eram enormes herbívoros e quadrúpedes, como os Braquiossauros, Apatossauros e Diplodocos. Os dinossauros com carapaça e cauda espinhosa eram os anquilossasuros. Os Ceratopsianos - como o Tricerátopo - tinham babados e chifres na cabeça.



dragão-de-komodo
Getty Images
Os lagartos atuais, como esse dragão-de-komodo do Zoológico de Londres, locomovem-se rastejando


Mas nem todo réptil que viveu durante a era Mesozóica era um dinossauro. Na verdade, muitos animais extintos que as pessoas pensam terem sido dinossauros não são classificados como tais. Isso porque não tinham uma ou mais características básicas de dinossauro.
  • Os dinossauros eram animais quadrúpedes, embora nem todos caminhassem sobre as quatro pernas.
  • Embora pudessem se aventurar na água, eles eram animais terrestres.
  • Seus músculos e ossos tinham diversas características específicas. Por exemplo, todos os dinossauros tinham músculos na face que se estendiam da mandíbula até o topo do crânio.
  • Na parte do quadril havia três ossos - o ílio, o ísquio e o púbis. Esses ossos se encaixavam de duas formas: ornitisquiana (quadril de ave) ou saurisquiana (quadril de lagarto).
  • Tinham um andar ereto. Os dinossauros apoiavam o corpo sobre as pernas, como os rinocerontes, em vez de rastejarem, como os crocodilos.



estegossauro
WireImage
Os dinossauros, como esse estegossauro animatrônico, mantinham o corpo ereto sobre as pernas


As características descritas abaixo impedem que alguns animais pré-históricos mais conhecidos sejam considerados dinossauros.
  • Os Plesiossauros eram animais aquáticos com corpos longos e nadadeiras.
  • Um outro grupo de réptil aquático, os Ictiossauros, tinha a estrutura do corpo mais parecida com a do golfinho.
  • Os Pterossauros, como o subgrupo do Pteranodonte e do Pterodáctilo, eram répteis voadores.
  • Os Sinapsídeos tinham uma abertura atrás dos olhos que também ocorre nos mamíferos. Um dos sinapsídeos mais conhecidos é o Dimetrodonte, animal semelhante a um lagarto com uma grande barbatana no dorso.
Assim, devido a sua estrutura óssea, habitat ou outras características, esses animais não eram tecnicamente dinossauros. Mas deixaram as mesmas provas que os dinossauros - fósseis. A seguir, veremos o que os fósseis podem, e não podem, nos contar sobre a aparência física dos dinossauros.



O mundo dos dinossauros
Os primeiros dinossauros viviam em um mundo muito diferente da Terra que conhecemos hoje. Em vez de estarem separados pelos oceanos, os continentes formavam uma única massa conhecida como Pangéia.
Os dinossauros viveram cerca de 170 milhões de anos e, durante esse tempo, os continentes foram se separando e tomando as formas que conhecemos. Os dinossauros continuaram vivendo em todos os continentes - existem mesmo fósseis enterrados sob o gelo da Antártica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário