terça-feira, 1 de março de 2011

Cientistas captam imagem de rinoceronte ameaçado de extinção


Pesquisadores registraram imagens de um rinoceronte javanês com sua prole no Parque Nacional Ujung Kulon, na Indonésia. A espécie é um dos mamíferos mais ameaçados de extinção, com menos de 40 indivíduos no planeta, que está desaparecendo por causa de caça, doenças, tsunamis e erupção vulcânica.
Espécies ditas extintas reaparecem na vida real
“Os vídeos são ótimas notícias sobre o rinoceronte javanês e comprova que eles estão se reproduzindo em Ujung Kulon”, disse Eric Dinerstein, cientista-chefe do WWF, nos Estados Unidos.
A câmara de vídeo foi instalada pelo Parque Nacional e pela entidade ambientalista WWF-Indonésia. O primeiro vídeo, gravado em novembro, mostra a fêmea e um filhote macho se aproximando da câmera. O segundo vídeo, feito em dezembro, mostra um filhote com cerca de um ano de idade, do sexo feminino, caminhando com a mãe.


O rinoceronte javanês já foi muito numeroso no Sudeste asiático, mas a população agora se restringe apenas aos limites do parque nacional “Não há rinoceronte javanês em cativeiro – se perdemos esta população que está na natureza, iremos perdê-la para sempre”, disse Dinerstein, apontando o risco de uma erupção no vulcão Anak Krakatau, vizinho ao parque, poderia dizimar a vida na península onde estão os últimos rinocerontes javaneses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário