quarta-feira, 16 de março de 2011

Aumento de temperatura e seca afetariam milharais na África

Sob condições de seca, 75% de toda a área cultivada teriam rendimento 20% menor


Foto: Getty Images Ampliar
Mulheres ajudam a fertilizar plantações de milho em Zimbabue (África)

Londres - A seca que afeta o continente africano e o progressivo aumento do calor no território poderia gerar perdas de até 20% no rendimento dos cultivos de milho. Segundo um estudo da Universidade de Stanford (Califórnia, EUA) publicado nesta semana pela revista científica "Nature", um aumento da temperatura em apenas um grau geraria perdas de rendimento em 65% dos milharais.
Por sua vez, a pesquisa demonstra que sob condições de seca, toda a área cultivada sofreria perdas em sua colheita e 75% desta zona teria seu rendimento afetado em, pelo menos, 20%. O estudo publicado pela "Nature" utilizou dados de mais de 20 mil cultivos de milho africanos que foram posteriormente comparados com os registros do clima de cada dia na região.
A equipe, liderada pelo pesquisador David Lobell, mediu o tempo durante o qual as plantas estiveram expostas ao calor e descobriu que para cada dia em que os cultivos suportavam uma temperatura superior a 30 graus, o rendimento caia em 1%.
Após estes resultados, os pesquisadores estudaram os cultivos sob estas mesmas condições, mas agregando o problema da seca, e concluíram que eram perdidos, diariamente, 1,7% do rendimento. Isto sugere que a falta de água unida às altas temperaturas dificultaria a sobrevivência do grão na África.

Nenhum comentário:

Postar um comentário