quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Lançamento do projeto Ecotia Preservar marca o início de novas parcerias sustentáveis em Cotia

No último domingo, dia 13 de fevereiro, aconteceu o lançamento oficial do Projeto Ecotia Preservar, em Cotia. O Complexo Villa Glória, localizado no Jardim da Glória e um dos idealizadores e parceiros do projeto, sediou o evento. Cerca de 350 pessoas compareceram no local para conhecer o Villa Glória e poder prestigiar a primeira ação concreta do projeto.
Para o domingo ensolarado, a Reviva Mata Reflorestamento disponibilizou à população 15 variedades de mudas jovens de árvores (cerca de 70 cm), já adaptadas ao solo e ao clima da mata nativa da região. Ao todo foram emitidos 168 certificados de ”Cidadão Verde” e mais de 280 mudas doadas aos que compareceram no dia.

Muitos moradores puderam levar as mudas para suas propriedades (chácaras, sítios e condomínios) mediante a assinatura de um termo de responsabilidade de plantio. Quem levou foi orientado sobre como proceder corretamente para que cada muda vire mais uma grande árvore de Cotia. Os doadores receberam um certificado emitido pelo projeto Ecotia e Secretaria do Meio Ambiente de Cotia. Já quem não disponibilizou de espaço para plantio, doou suas mudas para que fossem plantadas na Reserva do Morro Grande, colaborando assim como a meta de plantar 50.000 mudas em 2011. Eles também receberam a certificação.

Todos os visitantes e doadores presentes foram orientados pela equipe da Reviva Mata Reflorestamento e pelos representantes do curso de Meio Ambiente da Universidade Estácio Europan sobre quais são os cuidados com as mudas. Além disso, relembraram a responsabilidade de cada um no plantio e conservação das futuras árvores.
O Complexo Villa Glória cedeu toda a estrutura necessária para a divulgação e realização do evento e teve o apoio da Casa de Pães Villa Colméia que, além de colaborar com a ação, fez sua parte doando 1.000 mudas. Dentre os estabelecimentos do complexo a doação somou 2.400 mudas.

Também estiveram presentes os alunos do curso de enfermagem da Estácio Europan, que dedicaram o domingo para promover uma ação de saúde. Uma tenda da universidade foi montada e 4 enfermeiros treinados prestaram serviços de medição e pressão para o público.

Na mesma data e local foi aberta a exposição de pré-lançamento do Livro Ecotia Preservar que apresentou 24 imagens em formato expandido das fotos realizadas por Rubens Amaral Gurgel, Secretário adjunto da Secretaria do Meio Ambiente. Todas as fotos foram produzidas durante o trabalho de incursão e fiscalização da Secretaria pelo município.
Os trabalhos ficarão expostos no Complexo Villa Glória e, posteriormente, seguirão para outros locais, como a Estácio Europan, o Parque Cemucam e algumas escolas da região. O público terá várias oportunidades de conhecer melhor as belezas naturais de Cotia.

As próximas etapas do projeto estão em fechamento. Confira o local e as datas por meio do site e das redes sociais do projeto.
VEJA AS FOTOS NO FLICKER:
www.flickr.com/ecotiapreservar
www.ip8.com.br/ecotia
http://www.ecotiapreservar.blogspot.com/

Um comentário:

  1. Gostei de achar seu site!
    Eu gostaria de obter mudas de plantas para um projeto com 200 a 500 crianças da região ( granja/Cotia) e não encontro o "como"? Preciso orientação de onde e com quem entrar em contato.
    Parabéns pela iniciativa e ações!
    malu 47022295

    ResponderExcluir