sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Greenpeace escala torre de usina nuclear espanhola

Ativistas da organização ambientalista Greenpeace escalaram nesta terça-feira o alto de uma das torres de refrigeração da usina nuclear de Cofrentes para reivindicar o fechamento da instalação, situada na província de Valência, no leste mediterrâneo da Espanha. Um vigilante de segurança da central ficou levemente ferido.
Os ecologistas escreveram a palavra "Perigo" na torre que escalaram após chegarem à usina nuclear no começo da manhã, segundo informou a empresa da central, a companhia elétrica Iberdrola.
Segundo relata a organização ambientalista em seu site, os oito ativistas que subiram a torre de refrigeração montaram um pequeno acampamento com lonas para se refugiar da chuva enquanto tentavam completar a escrita do termo "nuclear".
A direção da usina nuclear decidiu declarar "alerta de emergência", de acordo com seu Plano de Emergência Interior.
Em comunicado, o Conselho de Segurança Nuclear (CSN) da Espanha informou que ativou sua organização de resposta a emergências, que implica a constituição de sua sala de emergências e a manutenção de uma contínua comunicação da mesma com o Centro de Coordenação Operacional da Subdelegação do Governo de Valência.
Os ecologistas pretendiam denunciar o que consideram falta de segurança da central, que entrou em funcionamento em 1984 e cuja autorização de exploração está pendente em um relatório do Conselho de Segurança Nuclear e necessita de uma posterior decisão do Ministério de Indústria, Turismo e Comércio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário